Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Ação educativa incentiva denúncias de violência doméstica em Minas Gerais

Publicados

em

Nesta segunda-feira (7/8), aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha, as forças de segurança e instituições parceiras promoveram uma ação na Estação Vilarinho, em Belo Horizonte, para dar início ao Movimento Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Centenas de pessoas foram abordadas na entrada do metrô e receberam panfletos educativos com informações sobre os tipos de violência doméstica e, também, sobre canais de denúncia ou de busca de ajuda. Quem passou pelo local também pôde apreciar a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que, com a música, ajudou a atrair a atenção para o tema.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal de BH, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Socioeducativo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), além do apoio do Metrô BH. A intenção da ação educativa foi unir forças para colocar o tema em pauta, gerar conscientização e debate entre todos os gêneros, além de incentivar as vítimas a fazer denúncias.

Leia Também:  Obras iniciadas pelo Governo de Minas na MG-280, na Zona da Mata, vão realizar sonho antigo da população

“Todas as forças estão comprometidas no combate à violência contra a mulher e nós queremos frisar isso. Qualquer vítima deve buscar apoio nos órgãos públicos e ela será bem acolhida, seja qual for a violência”, destacou o assessor da Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Flávio Augusto Xavier e Silva.

Tiago Ciccarini / Sejusp

Para a auxiliar de enfermagem Juliana Maria Souza, de 32 anos, a mensagem teve sucesso. A caminho para o trabalho, ela contou que foi surpreendida pela banda e, logo depois, entendeu do que se tratava. “Vi a banda, diferentes policiais, guardas e bombeiros juntos e não tive como não me interessar. Sabendo que é para falar sobre violência contra a mulher, fiquei aliviada e feliz por saber que todos estão pensando na nossa segurança”, disse.

Você não está sozinha

Presente na ação, a defensora pública Bruna Helena Neves Oliveira estava disponível para dar orientações jurídicas para possíveis casos de violência doméstica, em que a Defensoria Pública de Minas Gerais atua processualmente. A profissional comemorou a ação e frisou a importância de estar em lugares públicos para falar de um tema que, para muitos, ainda é um tabu.

Leia Também:  Projeto de enfrentamento à violência política contra a mulher já pode ser votado pelo Plenário em 2º turno

“Muitas vezes as mulheres não sabem a quem procurar, onde chegar, ou simplesmente não têm força. É necessário irmos até elas, e por isso ações como essa são importantes. Usamos uma linguagem simplificada para dizer: ‘Estamos aqui, você não está sozinha’ – às vezes, elas não sabem disso. A integração é fundamental, pois a violência é um sistema e só um outro sistema pode combatê-la”, explicou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Minas já vacinou 100% da população indígena com mais de cinco anos que vive em aldeias

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA