Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça

TJMG realiza visitas técnicas para estreitar parcerias com emissoras públicas de Brasília

Publicados

em

O superintendente de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Américo Martins, cumpriu, nesta terça-feira (22/8), uma série de compromissos de agenda em Brasília, incluindo reuniões e visitas técnicas na TV Band, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal.

Ele esteve acompanhado do diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino; do coordenador de Rádio e TV e Produção Audiovisual, Cícero Brito; e do coordenador do Serviço Técnico-Operacional, Fernando Capreta.

Pela manhã, o desembargador José Américo se reuniu com o diretor-geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Flávio Lara Resende, que é também diretor-geral da TV Bandeirantes, da Rádio BandNews e do Jornal Metro e canais de TV por assinatura. Em 2022 Flávio Lara foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), mandato que se encerra em agosto de 2024.

Not---Visita-Estudio-TV-Band--Brasilia.jpg
Desembargador José Américo Martins (à direita) com o diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino, e o diretor-geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Flávio Lara Resende (Crédito: Divulgação/TJMG)

Em visita à TV Band Brasília, o desembargador José Américo Martins conheceu as modernas instalações da emissora localizada no Centro Empresarial João Carlos Saad, no Setor Bancário Sul, na Asa Sul, Plano Piloto.

Há um ano, a TV Band Brasília transmite a programação local em Alta Definição. “É uma grande satisfação estar na TV Band Brasília, em reunião com o mineiro Flávio Lara Resende, nascido em Belo Horizonte, que é advogado e jornalista. A TV Band é uma referência nacional, seja no Jornalismo – impulsionado pelo saudoso Ricardo Boechat no Jornal da Band -, agora ancorado pela também mineira Adriana Araújo e por Eduardo Oinegue; seja nos programas de esportes; transmissões de Fórmula 1; e entretenimento como o mais novo programa, ‘Melhor da Noite’, apresentado por Zeca Camargo e Glenda Kozlowiski”, disse.

O desembargador elogiou a atuação da direção da Band, por meio do diretor Flávio Lara, “que tem elevado a qualidade da programação possibilitando conhecimento com qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do país”.

O diretor Flávio Lara agradeceu a visita e disse que o Grupo Bandeirantes de Comunicação tem cumprido a sua missão de prestar informação com qualidade e eficiência para o cidadão. “A Band segue avançando com a expansão da programação aliada aos avanços tecnológicos”.

Leia Também:  Presidente do TJMG participa do 5º Encontro do Consepre

O diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino, lembrou da época em que atuou na Band Brasília como chefe da redação e editor do Jornal da Band, apresentado por Ricardo Boechat, e do Jornal da Noite, comandado por Boris Casoy. “Tive a oportunidade de trabalhar na Band Brasília e voltar aqui é rememorar um período muito significativo na minha carreira profissional”, ressaltou.

Senado e Câmara

Em seguida, o desembargador José Américo Martins esteve no Senado onde foi recebido pelo analista de Comunicação Ronaldo Martins, que o acompanhou até a TV Senado, primeira emissora de TV legislativa do Brasil que, em fevereiro, completou 27 anos. Ele se reuniu com a coordenadora-geral da TV Senado, Glauciene Lara, e conheceu o backstage da emissora que produz jornalismo diário, além de programas de entrevistas, documentários, produtos institucionais e transmissões ao vivo das atividades do Senado Federal.

Not---Visita Estudio TV Senado.jpg
O superintendente de Comunicação Institucional do TJMG visitou os estúdios da TV Senado ( Crédito : Divulgação/TJMG )

A TV Senado, no Youtube, foi uma das primeiras no Brasil a realizar multiprogramação ao vivo e atualmente exibe onze programas simultâneos.

Depois, o desembargador visitou a TV Câmara, canal público que completou 25 anos em janeiro. A emissora transmite, ao vivo, sessões do Plenário, das comissões permanentes, CPIs, além de programas de entrevistas e de debates, documentários e reportagens entre outros. Ele foi pela assessora técnica de Gestão de Conteúdo da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, Daniela André, e pelo coordenador de Jornalismo da Câmara, Roberto Seabra.

O desembargador visitou a redação, switcher, controle mestre, ilhas de edição, estúdios e demais dependências da emissora pública. A assessora Daniela André disse que a programação da TV Câmara conta com recursos de close captions, ou seja, legenda oculta; janela de interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e também recursos de audiodescrição e narração de trechos destinada à audiência cega. O desembargador José Américo Martins disse que “a comunicação, cada vez mais inclusiva, tem sido um dos propósitos do TJMG que preza pela acessibilidade da informação garantindo um direito previsto na Constituição da República”.

Leia Também:  Tribunal de Contas de Minas analisa as atas de registro de preços em licitações públicas
Not---Visita-redacao-e-estudio-TV-Camara4.jpg
Agenda incluiu visita aos estúdios da TV Câmara (Crédito: Divulgação/TJMG)

O coordenador de Jornalismo, Roberto Seabra, disse que dentro da programação das comemorações da TV Câmara foi montado um estúdio interativo no Espaço Mário Covas, localizado no saguão de acesso ao anexo 2 da Câmara dos Deputados. “As pessoas terão a oportunidade de participar de uma gravação em estúdio de TV”.

STF

Também como parte da agenda de visitas, o superintendente de Comunicação Institucional esteve no STF. Ele se reuniu com a superintendente de Comunicação, Mariana Oliveira, e com a coordenadora de programação da TV Justiça, Rosa Wasem.

Not---Visita-a-redacao-e-estudio-da-TV-e-Radio-Justica.jpg
Grupo do TJMG esteve ainda com a superintendente de Comunicação do STF, Mariana Oliveira, e com a coordenadora de programação da TV Justiça, Rosa Wasem (Crédito : Divulgação/TJMG )

Durante o encontro, o diretor de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino, agradeceu a atenção e o apoio da equipe de comunicação do STF, bem como da TV Justiça, e apresentou um panorama da comunicação institucional do Tribunal mineiro. Na reunião também ficou definido que a Diretoria Executiva de Comunicação, por meio da coordenação de Rádio e TV, irá realizar gravações e edições do novo programa “Interlocução” para que, permanecendo alinhado às diretrizes da TV Justiça, possa ser incluído na grade de programação a partir de outubro deste ano.

Em seguida, houve visita ao Museu do STF, aos estúdios e à redação da Rádio e da TV Justiça.

Not---Visita-ao-Museu-do-STF.jpg
O Museu do STF também foi visitado pelo grupo do TJMG (Crédito: Divulgação/TJMG)

O desembargador José Américo Martins disse que a agenda de visitas foi “excelente” e possibilitou estreitar relações com a TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, demonstrando a possibilidade de criar ou ampliação de parcerias institucionais em prol de uma comunicação plural, inclusiva, dinâmica e eficiente voltada para o interesse público”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tribunal de Justiça

Justiça isenta autoescola por reprovação de aluna em prova de direção

Publicados

em

autoescola not.jpg
Aluna afirmou que autoescola falhou na preparação para o exame de direção (Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Ipatinga, no Vale do Aço, que isentou uma autoescola da responsabilidade de indenizar por danos morais uma mulher que não passou no exame de rua.

A mulher, que já era habilitada, queria adicionar uma nova categoria à CNH e firmou contrato com a autoescola para a prestação de 15 aulas de direção. Segundo ela, a empresa mudava horários de aula e instrutores sem aviso prévio. Além disso, pagou por duas aulas extras, que não foram dadas, e não recebeu esse dinheiro de volta.

Em setembro de 2022, a mulher se apresentou para o exame e não obteve êxito. Ela argumentou que a autoescola não a preparou de maneira adequada, impactando negativamente seu psicológico.

A empresa se defendeu sob o argumento de que remarcou as duas aulas extras, mas a aluna não teria comparecido. Ainda conforme a autoescola, as aulas não foram canceladas sem justo motivo nem teve atitudes que configurassem má prestação do serviço.

Leia Também:  TJMG realiza novo mutirão do júri em Belo Horizonte

A juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga concedeu o ressarcimento de R$ 140, referente às duas aulas extras avulsas, mas negou o pedido de danos morais, o que gerou o recurso por parte da autora da ação.

O relator, desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, manteve a sentença. O magistrado destacou que a autoescola não tem compromisso de assegurar o êxito no exame de direção. “A mera reprovação em prova prática de direção não enseja falha na prestação de serviços, visto que a requerida não possui obrigação de resultado”, afirmou.

A desembargadora Eveline Felix e o desembargador João Cancio votaram de acordo com o relator.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA