Política
Projeto sobre violência política contra a mulher está pronto para ir a Plenário
O Projeto de Lei 2.309/20, que cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política contra a Mulher, está pronto para ser apreciado em Plenário em 1º turno. A proposição recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta terça-feira (29/8/23).
O projeto é de autoria de quatro deputadas: Leninha (PT), Andréia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede). Ele define como violência política contra a mulher qualquer ação, comportamento ou omissão, individual ou coletiva, com a finalidade de impedir ou restringir o exercício do direito político pelas mulheres.
A relatora, deputada Macaé Evaristo (PT), opinou pela aprovação do texto com a rejeição da emenda n° 1, que havia sido apresentada em Plenário. A emenda pedia a supressão do artigo 3º do substitutivo nº1, que foi sugerido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao texto original.
De acordo com a relatora, o artigo 3° é essencial ao projeto, já que faz a caracterização da violência política contra a mulher, ao descrever alguns atos “lamentavelmente habituais, porque naturalizados pelas desigualdades de gênero verificadas no cotidiano e pelo fato de que a falta de equidade entre homens e mulheres constitui questão estrutural e estruturante na sociedade brasileira, manifestando-se em todos os aspectos da vida, pública e privada”.
Além disso, o projeto estabelece critérios e procedimentos para a denúncia da violência política contra as mulheres, fixa o dever de comunicação às autoridades por parte dos servidores públicos que tenham tomado conhecimento de atos dessa natureza e prevê ações a serem instituídas pelo Poder Executivo para tornar eficaz a implementação do Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política Contra a Mulher.
Deputada afirma que proposta está acima de diferenças ideológicas
A deputada Alê Portela (PL), que votou a favor do parecer, frisou que o projeto ratifica um entendimento que já existe em nível federal. “Sejamos de qualquer ideologia política, somos contra a violência contra a mulher. Quando esse projeto voltar a debate, convido a todos os deputados que se unam para que ele seja aprovado e que façamos uma bela história nesta Casa”, disse ela.
A presidenta da Comissão, deputada Ana Paula Siqueira, destacou ameaças sofridas recentemente pelas deputadas Lohanna (PV), Beatriz Cerqueira e Bella Gonçalves (Psol) e que poderiam ser coibidas a partir da aprovação da matéria.
“Na legislatura passada, eu mesma fui vítima de violência e racismo. Não nos esqueçamos das vereadoras que passam por situação semelhante nas câmaras municipais. Política não pode ser o espaço da violência. Tentam nos intimidar e calar nossa voz, mas não conseguirão”, declarou Ana Paula Siqueira.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo12 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ARTIGOS12 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo3 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
Saúde3 horas atrás
Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!
-
ENTRETENIMENTO3 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial