Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Lavanderia dos Sonhos combate exploração de jogos de azar

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta terça-feira (29/8), da 5ª fase da Operação Lavanderia dos Sonhos, decorrente de investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Uberlândia, composto também pelo Ministério Público e pela Polícia Militar de Minas Gerais.

 A ação visa a apuração e repressão qualificada à organização criminosa envolvida com a prática de infrações penais graves na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, como a lavagem de dinheiro decorrente da exploração de jogos de azar, dentre os quais o jogo do bicho.

A operação ocorre simultaneamente nas cidades Belo Horizonte, Salvador-BA, e Niterói-RJ, onde estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão, em alvos relacionados a pessoas físicas e jurídicas, supostamente envolvidas em um complexo esquema de prestação de serviços informatizados e dissimulação de pagamentos mediante operações estruturadas e utilização de empresas de fachada.

As medidas desencadeadas nesta data contam com a efetiva participação de 80 agentes públicos, entre membros do Ministério Público e integrantes das forças de segurança pública: 12 promotores de Justiça, sendo 9 de Minas Gerais, 1 da Bahia e 2 do Rio de Janeiro; 1 delegado de Polícia Civil, 17 policiais civis, 12 policiais militares, 12 policiais rodoviários federais, 18 policiais do Gaeco-BA, bem como 08 servidores/colaboradores dos Ministérios Públicos mineiro, baiano e fluminense.

Leia Também:  PCMG apresenta balanço de operações realizadas no estado em 2024

No ano de 2022, foram deflagradas três fases da Operação Lavanderia dos Sonhos, assim como oferecida denúncia criminal pelo MPMG em desfavor dos integrantes da organização criminosa. Já em 2023 foi deflagrada a 4ª fase da operação, com duas subfases.

Após análise das provas obtidas nas primeiras fases da mencionada operação, descobriu-se que o consórcio criminoso contava com estruturas essenciais ao êxito de suas ações e negócio que ainda não tinham sido detectadas por completo quando do oferecimento da ação penal, sendo que uma dessas estruturas consiste no desenvolvimento, aprimoramento, implantação e operacionalização dos sistemas informatizados utilizados pela organização criminosa para suas apostas ilegais e controle das operações, assim como do fluxo financeiro da atividade ilícita.

São órgãos que participam efetivamente dessa operação conjunta o 18º Promotor de Justiça de Uberlândia, integrantes do Gaeco Central (Belo Horizonte), do Gaeco Montes Claros, do Gaeco do Estado da Bahia, do Gaeco do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Rodoviária Federal, do CORE da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Leia Também:  Feminicidio em Alpinópolis - Namorado tenta matar a companheira e é preso

Texto: MPMG (adaptado)

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Reunião com o Ministério das Mulheres trata do combate à violência doméstica

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA