Pesquisar
Close this search box.

Política

Aos 44 anos da Lei da Anistia, Assembleia debate a importância da democracia

Publicados

em

Imagem

Em sintonia com os eventos comemorativos da Semana da Anistia, que ocorrem em diversas capitais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (31/8/23), a partir das 14 horas, uma audiência pública para debater os desafios enfrentados durante a ditadura militar e fortalecer o compromisso com a promoção da justiça, liberdade e democracia.

A reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos no Auditório José Alencar, atendendo requerimento de autoria de 13 parlamentares: a presidenta da comissão, deputada Andréia de Jesus (PT), as deputadas Leninha e Macaé Evaristo (ambas do PT), Bella Gonçalves (Psol), Lohanna (PV) e os deputados Leleco Pimentel, Betão, Doutor Jean Freire, Cristiano Silveira, Luizinho e Ricardo Campos (todos do PT), Celinho Sintrocel (PCdoB) e Professor Cleiton (PV).

Botão

O tema da Semana da Anistia é “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça“. A programação também é uma referência aos 44 anos de promulgação da Lei da Anistia, de 28 de agosto de 1979, considerada um dos marcos do fim da ditadura militar no Brasil e da redemocratização nacional.

Leia Também:  Assembleia aprimora ferramentas digitais de participação

A deputada Andréia de Jesus defende uma revisão da Lei da Anistia. “Temos o dever na Casa Legislativa de reforçar que a Lei da Anistia deve ser rediscutida, pois foi usada como uma fonte de impunidade para agentes da ditadura militar que violaram a legislação internacional de direitos humanos”, afirmou.

Citação

Andréia de Jesus lembrou ainda que o período foi marcado por um forte massacre de indígenas.

Entre os convidados para a audiência pública na ALMG, já confirmaram presença o procurador da República Ângelo Giargini de Oliveira e o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Gonzaga Jaime. Também está entre os convidados o chefe da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

De acordo com informações da Agência Brasil, a Semana da Anistia inclui seminários, palestras, debates, exposições, rodas de conversa, caminhadas e atos públicos, com a participação da sociedade civil e do Ministério dos Direitos Humanos. São objetivos propiciar o debate e a reflexão sobre o período de exceção; valorizar e difundir a história das pessoas que foram perseguidas e torturadas; dar visibilidade à luta política e ao papel desempenhado pelos ex-perseguidos, partidos e organizações em prol da democracia e da anistia política; e divulgar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Anistia.

Leia Também:  Cultura hip hop será tema de audiência pública na Assembleia

Os eventos ocorrem em Fortaleza, Belém, Recife, Vitória, Belo Horizonte e Brasília. A programação da semana se encerra em Belo Horizonte, no dia 1° de setembro, na Universidade Federal de Minas Gerais, com ato de inauguração de placa em memória de João Batista Franco Drummond.

Nascido em Varginha, no Sul de Minas, João Batista Franco Drummond foi economista e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do qual foi um dos dirigentes. Foi preso no dia 15 de dezembro de 1976 e assassinado sob custódia de agentes da repressão da ditadura militar, em São Paulo.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Cultura hip hop será tema de audiência pública na Assembleia

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA