Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Instituto Estadual de Florestas mobiliza Alto Médio São Francisco para prevenção e combate aos incêndios florestais

Publicados

em

No esforço contínuo de proteger os recursos naturais e enfrentar uma das ameaças mais sérias ao meio ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, entre os dias 28/8 e 2/9, a primeira edição da “Semana de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Alto Médio São Francisco”.

O evento reuniu brigadistas, comunidade escolar, especialistas, profissionais e moradores em prol da preservação das florestas da região e conscientização sobre o uso do fogo.

Os participantes se envolveram em uma série de atividades voltadas para a prevenção e combate a incêndios. A programação incluiu oficinas de conscientização, palestras de especialistas em manejo do fogo, demonstrações práticas de táticas de combate, visitas a escolas, blitzes educativas, entre outras. A iniciativa buscou educar e empoderar a comunidade local para desempenhar papel ativo na proteção do ecossistema.

Nas oficinas, destaques da ação, foi possível demonstrar as ferramentas de combate às queimadas. Técnicos do IEF apresentaram as tecnologias inovadoras usadas para detecção do fogo e os sistemas de mapeamento em tempo real, além de abordarem estratégias de uso controlado do fogo como elementos fundamentais.

Leia Também:  Suspeito é preso por tentativa de homicídio em Francisco Sá

Nos dias 29 e 30/8, foram realizadas queimas prescritas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Reds) Veredas do Acari.

Representantes do IEF, funcionários da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda) e líderes locais aproveitaram a oportunidade para reforçar o compromisso com a proteção do ecossistema do Alto Médio São Francisco, o que envolve fiscalização, campanhas de conscientização e uma maior colaboração com as comunidades vizinhas.

Compromisso ambiental fortalecido

“A região do Alto Médio São Francisco, com biodiversidade e ecossistemas únicos, possui histórico de incêndios e áreas queimadas no estado. O objetivo desse evento foi reforçar a prevenção que realizamos anualmente, chamar a atenção da comunidade local para este assunto”, comentou a coordenadora do Núcleo de Biodiversidade do Alto Médio São Francisco, Nailma de Sá Porto Mesquita.

Conforme destacou a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, as atividades realizadas não apenas ressaltam a gravidade dos desafios enfrentados devido aos incêndios florestais, mas também demonstram o compromisso unificado em proteger o meio ambiente e envolver as comunidades locais.

“Por meio dessa iniciativa, estamos fortalecendo laços, compartilhando conhecimentos e adotando abordagens inovadoras para assegurar um futuro mais seguro e sustentável para o Alto Médio São Francisco”, afirmou.

Leia Também:  Rede estadual de ensino recebeu investimentos recordes em infraestrutura nos últimos quatro anos

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Copasa promove troca em equipes enviadas ao Rio Grande do Sul

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA