Polícia
PCMG adere à campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integra, durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio. A iniciativa surgiu em âmbito nacional no ano de 2013, em uma parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas demonstram o oposto dessa tendência, com índices que vêm aumentado.
Na PCMG, o Hospital da Polícia Civil (HPC) coordena ações de enfrentamento a esse problema, e atividades também serão desenvolvidas em diversas unidades policiais. A PCMG reforça que o Centro de Psicologia do HPC oferece atendimento psicológico clínico, por meio de sessões presenciais e também por teleconsulta, para servidores da ativa, aposentados e dependentes, da capital e do interior do estado.
Escuta empática
Você sabe o que é “escuta empática”? É uma técnica para se aplicar nas relações cotidianas e, principalmente, como alternativa de ajuda para quem sofre. Por meio da ferramenta, é possível aprender a ouvir atentamente o outro, sem julgamentos ou conselhos, buscando auxiliar a pessoa na identificação de seus próprios sentimentos e necessidades.
Dessa forma, será possível ampliar a compreensão de si mesmo e as possibilidades de resposta.
Assista ao vídeo da analista da Polícia Civil, da área de psicologia, Aline Braga. Ouvir a dor do outro, sem julgamentos, pode fazer a diferença na vida das pessoas:
Setembro Amarelo: Acolher é Cuidar!
Fonte: Polícia Civil de MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
EMOÇÕES4 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES4 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásOperação de mineração volta no Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)



