Minas Gerais

Governo de Minas firma parceria com a Ferrero para desenvolver parque esportivo inovador em Poços de Caldas, no Sul do estado

Publicados

em

Aluísio Eduardo / Imprensa MG

O Governo de Minas e a Ferrero assinaram, nesta terça-feira (12/9), em Alba, na Itália, um protocolo de intenções para instalar um parque em Poços de Caldas, no Sul do estado, e o desenvolvimento das atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já mantém parceria. O termo foi assinado em reunião com executivos na sede da empresa, uma das mais importantes do país no ramo da confeitaria fina, após a apresentação do parque já instalado na cidade italiana, também criado com os objetivos de desenvolvimento educacional.

“A Ferrero nos apresentou o parque em Alba que foi desenvolvido para melhorar as ações de educação e incentivo ao esporte para crianças e jovens de 6 a 12 anos. Poços de Caldas foi o ponto de partida do projeto no Brasil e, agora, assinamos um protocolo para que um parque também seja disponibilizado para as atividades realizadas com os mineiros”, destacou o governador. “Acreditamos nisso: na transformação por meio da educação, do esporte, do desenvolvimento das pessoas para um futuro melhor”, completou.

O Kinder Joy of Moving chegou ao Brasil em 2018, em uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas (MG). A metodologia Joy of Moving é implementada em 96 municípios mineiros, alcançando aproximadamente 459 escolas estaduais, por meio do treinamento de educadores do Ensino Fundamental, que atendem, predominantemente, crianças dos 6 a 12 anos.

O programa inspira crianças e jovens a se movimentarem, por meio de jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades-chave em 34 países. A alegria do movimento muda espontaneamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação. Os conteúdos e as atividades deste programa estão alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Além das atividades presenciais, os educadores contam com uma biblioteca de jogos em vídeo ofertada exclusivamente aos professores inscritos no programa, por meio da plataforma global, a Joy Of Moving Education. Saiba mais sobre o programa, acesse kinderjoyofmoving.com.

Leia Também:  Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa conquista vaga de emprego ao se destacar em workshop de pizzaiolo 

A instalação do parque educacional em Minas, conforme o diretor de relações institucionais da Ferrero, Fernando Careli, será possível justamente por meio da iniciativa público-privada, que permite encontrar um modelo de negócio que viabilize a aplicação, de forma rigorosa e precisa, da metodologia do Joy of Moving.

“Já implementamos o projeto nas escolas no estado de Minas, em mais de 100 cidades. Neste ano, a gente deve alcançar em torno de 200 mil crianças fazendo atividades físicas por meio da metodologia e o parque é uma inovação, um complemento que a gente quer construir junto com o governo e com a prefeitura, além de oferecer esse espaço público para a comunidade local”, explicou.

Kinder Joy of Moving

Liderado pela Ferrero, o programa iniciado em 2018 já formou mais de 1.700 profissionais da educação das redes municipais e estadual de Minas Gerais, contribuindo para levar atividades físicas a mais de 9 mil crianças e adolescentes do município e a outros 18 mil jovens no estado. Em 2022, mais de 1.000 professores, de mais de 450 escolas estaduais, foram convidados a integrar a ação, na tentativa de alcançar cerca de 100 mil crianças por todo o estado mineiro.

Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi o primeiro município do país a receber o projeto, em 2018. De lá para cá, o programa já formou mais de 1,7 mil profissionais da educação das redes municipal e estadual.

Aluísio Eduardo / Imprensa MG

Parceria

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e sua Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais são as referências do Governo de Minas para o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de disponibilizar orientações estratégicas para implementação e relacionamento com as escolas, sugestão sobre o plano de abrangência e indicação das regiões, entre outras responsabilidades.

Também entre obrigações pactuadas, a Ferrero do Brasil assume, por exemplo, a missão de dar suporte estratégico para articulação com instituições parceiras, gerenciamento de atividas com os educadores conforme calendário estabelecido, produção de eventos de formação e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Leia Também:  Parque Estadual Mata do Limoeiro abre inscrições para voluntariado

Sobre a Ferrero

O Grupo Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em deliciosos produtos. Suas atividades tiveram início na cidade de Alba, na região do Piemonte, norte da Itália, em 1946 e atualmente o Grupo é o terceiro maior produtor global de doces e chocolates. Em 31 de agosto de 2020, o Grupo anunciou seu balanço, destacando a consolidação de 105 empresas em todo o mundo, com 31 unidades de produção. O faturamento consolidado foi de 12,3 bilhões de euros. Os produtos Ferrero estão presentes e são vendidos, diretamente ou por meio de revendedores autorizados, em mais de 170 países.

No Brasil, a Ferrero está presente desde 1994. Três anos mais tarde, inaugurou sua fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção, concluído em 2016. Entre suas marcas presentes no Brasil destacam-se Kinder®, Nutella®, Tic Tac®, Ferrero Rocher® e Raffaello®. Além de abastecer o mercado interno, a fábrica ainda exporta produtos para países da América do Sul.

“Pudemos sentir da direção da empresa aqui na Itália uma satisfação por estar em Minas Gerais e a intenção de manter os investimentos na fábrica de Poços de Caldas, com responsabilidade ambiental e social. É mais uma marca mundial que vê Minas Gerais como o melhor lugar para realizar as suas operações, visando os mercados brasileiros e da América do Sul”, disse Romeu Zema.

Acompanham o governador na missão internacional os secretários de Estado Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Aro (Casa Civil), o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, entre outros participantes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa conquista vaga de emprego ao se destacar em workshop de pizzaiolo 

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Emater-MG vai orientar produtores do Queijo Minas Artesanal Casca Florida

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA