Minas Gerais
Secretaria de Educação recebe visita técnica de servidores do Piauí

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) é a segunda maior rede pública de ensino do Brasil, com cerca de 1,6 milhão de estudantes. Tamanho atendimento aliado às dimensões territoriais do estado tornam os processos administrativos implantados referência em entrega e execução para outros estados do país. Para conhecer o modelo da rede mineira, uma comitiva da Secretaria de Estado do Piauí (Seduc) visitou o Órgão Central, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C e duas escolas em Belo Horizonte, na terça-feira (12/9).

O intercâmbio administrativo foi intermediado por servidores da Subsecretaria de Administração da SEE/MG.
Uma equipe da Superintendência de Aquisições e Patrimônio acompanhou os visitantes que conheceram o Almoxarifado Central, o Arquivo Público, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C e duas escolas.
No Órgão Central, estiveram nas Diretorias de Compras, Diretoria Administrativa, além da Diretoria de Suprimento Escolar, vinculada à Superintendência de Infraestrutura Escolar. O objetivo foi entender o funcionamento do setor administrativo para replicar a dinâmica no Piauí.
A Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi escolhida por ser tombada e pela importância arquitetônica, histórica e cultural. Também a Escola Estadual Maestro Villa Lobos, no bairro Santo Agostinho, foi visitada pelo grupo.
“O intuito foi conhecer as boas práticas da administração realizada em Minas, com foco no gerenciamento da estrutura e gestão de material e patrimônio em que o Estado apresenta a gestão com foco na qualidade de ensino dos alunos e na preocupação em atingir entregas efetivas. Gostaríamos de agradecer a SEE/MG por acreditar nessa parceria como case de sucesso”, pontuou a coordenadora da Unidade Administrativa da Seduc-Piauí, Lorena Castelo Branco Gadelha.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços