Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão discute mudança em requisitos para privatização de estatais

Publicados

em

Imagem

A proposta do Governo do Estado para facilitar a privatização de empresas estatais será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta sexta-feira (15/9/23), a partir das 9h30, a Comissão de Administração Pública debate o assunto com representantes de entidades sindicais. A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), será realizada no Auditório José Alencar.

Botão

O objetivo da parlamentar é debater os impactos da proposta do governador Romeu Zema de retirar da Constituição Estadual a exigência de realização de referendo popular para a privatização de empresas estatais de distribuição de gás canalizado, de saneamento básico e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Estão nesta situação Copasa, Copanor, Cemig e Gasmig.

Segundo a deputada Beatriz Cerqueira, o governo também pretende reduzir o quórum necessário para aprovação de leis que autorizem privatizações de empresas estatais. Desde 2001, a Emenda à Constituição 50 estabelece que a aprovação de leis desse tipo exige quórum de 3/5 da ALMG, ou seja, 46 deputados.

O Governo do Estado anunciou ter enviado à ALMG uma proposta de emenda à Constituição para concretizar essas duas mudanças. Para que essa proposição comece a tramitar, a mensagem governamental ainda precisa ser lida em Plenário.

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de posse no TRE

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), confirmou na rede social X (o antigo Twitter) que a PEC foi recebida no dia 21 de agosto e garantiu que nada será feito às pressas. “Os mineiros merecem que esta decisão seja tomada com muito diálogo, responsabilidade e cuidado com o que é patrimônio da população”, afirmou.

Em evento realizado com empresários na Itália na última quinta-feira (7), o governador Romeu Zema reiterou sua intenção de repassar o comando de Copasa e Cemig para a iniciativa privada. Ele defendeu que o Estado permaneça como sócio das duas empresas, abrindo mão do seu controle acionário.

A deputada Beatriz Cerqueira não concorda com essa proposta por considerar que a privatização pode ameaçar serviços públicos importantes para a população mineira. Entidades sindicais que congregam diversas categorias de servidores estaduais também são contrários à venda das empresas estatais.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Lucro da Meta cai 52% no ano e Zuckerberg promete mudanças

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA