Polícia
Foragido da Justiça na lista do Procura-se é preso em São Paulo

Um homem, de 31 anos, foragido e incluído na lista do Procura-se (http://procurase.seguranca.mg.gov.br/) foi preso, na última terça-feira (13/9), na cidade de São Paulo. Em desfavor do homem foi cumprido um mandado de prisão preventiva que estava em aberto, solicitado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Espinosa, na região Norte do estado. Ele foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Montes Claros, após compartilhamento de informações.
A investigação teve início em agosto de 2020, depois que grande quantidade de cocaína e maconha foi apreendida no município. Durante os levantamentos, provas coletadas a partir de minuciosa investigação realizada pelo setor de inteligência da Delegacia de Polícia Civil em Espinosa levaram à origem dos entorpecentes, que foram atribuídos ao foragido.
A investigação apontou, ainda, por meio de análise de dados digitais e meios tecnológicos de investigação criminal, que ele tinha acesso a carros de luxo e malas de dinheiro, provenientes de atividades ilícitas.
Na época, dentre as medidas judiciais representadas pela Polícia Civil, o delegado Eujécio Coutrim representou pela prisão preventiva dele, que permaneceu foragido desde a terça-feira (13), quando equipes do Gaeco em Montes Claros prenderam o alvo, que estava atualmente em São Paulo.
O preso já foi condenado anteriormente por crimes da mesma natureza na comarca de Monte Azul.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo