Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Emater-MG destaca importância das feiras livres em audiência pública na ALMG

Publicados

em

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma audiência pública para debater a importância das feiras livres para o estado, nesta quinta-feira (14/9). O evento também tratou de um convênio para a realização mensal da Feira da Agricultura Familiar no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, da ALMG, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG).

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes destacou a comercialização como um dos grandes gargalos enfrentados atualmente pelos agricultores familiares. “Tivemos um aumento da produção de pequenos produtores rurais, mas o gargalo agora é fora da porteira, na venda. As feiras abrem esse espaço de comercialização. Elas trazem ainda um ganho para o consumidor, que vai encontrar produtos de qualidade, frescos e saudáveis”, destacou.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, concorda que é importante abrir mercados para o agricultor familiar, como as feiras livres. “Temos que discutir estratégias de venda da produção agrícola. As feiras livres são uma forma de explorar o grande potencial da agricultura familiar, mas a Emater-MG tem atuado ainda em outras frentes como os mercados institucionais, principalmente o Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar), e estamos desenvolvendo uma plataforma (market place) para a comercialização online desses produtos”, ressaltou Otávio.

Leia Também:  Chefe de gabinete do TCE medeia debate em Congresso de Gestão Pública
Emater-MG / Divulgação

Presença em todo estado

Durante a audiência, o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Freitas, apresentou um levantamento sobre as feiras livres em Minas Gerais. Dos 853 municípios mineiros, 614 deles possuem feiras. A maior parte delas é realizada uma vez por semana (73,49%) e os produtos hortifruti são os mais oferecidos. Segundo ele, “72,7% dos feirantes comercializam produtos in natura. Já os produtos processados, que são os que geram maior ganho agregado para o produtor, são comercializados por apenas 27,22% dos feirantes. Nesse ponto, pretendemos trabalhar para incentivar o processamento, gerando mais emprego e renda para o produtor”.

Para a audiência, foram chamados integrantes da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), além de representantes de associações e sindicatos ligadas à agricultura e aos trabalhadores do setor e de projetos ligados à gastronomia. “A gourmetização da feira livre também tem se revelado uma forma de atrair novos públicos e ampliar os resultados para o feirante”, disse o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.

Leia Também:  Municípios interessados em sediar produções de cinema devem se inscrever na 1ª fase da Minas Film até 28/2

Nesta quinta-feira (14), foi realizada ao longo de todo o dia a edição de setembro da Feira da Agricultura Familiar da ALMG, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Na feira, são comercializados cafés, queijos, doces, geleias, hortaliças, artesanatos e outros itens da agricultura familiar, de diversos municípios mineiros.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governo e Instituições de Justiça seguem comprometidos com a fiscalização do cumprimento do Acordo de Brumadinho

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA