Minas Gerais
Minas inicia Semana Nacional do Trânsito com blitz educativa

No período de 18 a 25/9, o Brasil se une para celebrar a Semana Nacional do Trânsito, evento anual dedicado a promover a conscientização e a segurança nas ruas do país.
Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e diversas entidades privadas realizam várias atividades socioeducativas com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito. Motoristas, motociclistas e pedestres são convidados a observar comportamentos, refletir e modificar ações para promover um trânsito mais seguro.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) se antecipou e abriu as celebrações da Semana Nacional do Trânsito 2023 com ação educativa, nesta quinta-feira (14/9), na MGC-356, em Belo Horizonte.
Equipes das Gerências de Educação para o Trânsito e Fiscalização abordaram motoristas e motociclistas para transmitir dicas sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, equipamentos de proteção, perigos decorrentes do consumo de álcool, respeito às normas do trânsito, porte dos documentos obrigatórios, entre outros.
Foram distribuídos, também, materiais educativos com o tema da campanha “No trânsito, escolha a vida”.
A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Militar de Minas Gerais (CPMRv).
Cuidado e prudência
De acordo com a gerente de Educação Para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a campanha de setembro é uma forma de reforçar a importância do cuidado e da prudência no trânsito. “O foco é disseminar a educação no trânsito ao máximo. A imprudência é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados e comportamentos defensivos”, avalia.
A gerente apresenta alguns números do Ministério da Saúde sobre as mortes no trânsito em 2022. Em Minas Gerais foram 2.556 acidentados que vieram a óbito, dos quais, 57% tinham idade de 20 a 49.
As cidades mineiras com mais ocorrências de mortes no trânsito são Belo Horizonte, em primeiro lugar, seguida por Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas e Coronel Fabriciano.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo