Polícia
Operação Shabat: forças de segurança miram tráfico em Recreio

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com as polícias Militar e Penal, desencadeou, nesse sábado (26/9), a operação Shabat, que terminou com a prisão de três homens, de 19, 21 e 24 anos, por tráfico de drogas em Recreio, na Zona da Mata. Um adolescente de 14 anos também foi apreendido.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros Alto da Igreja, Machados, José de Freitas Coutinho, Planalto, Alto do Asilo, José Taranto Luz, Santo Amaro, além do distrito de Conceição da Boa Vista.
Foram localizadas drogas, como cocaína, crack e maconha, além de 1.500 pinos para embalar drogas. Também foi apreendido cerca de R$ 3 mil em dinheiro, além de 13 telefones celulares vinculados aos investigados.
A operação contou com o empenho de 29 policiais civis, 26 policiais militares, sete policiais penais e, ainda, os canis da PMMG e da Polícia Penal, e aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais.
As investigações, coordenadas pelo delegado regional Diêgo Candian Alves, seguem em andamento.
Shabat
O nome Shabat é de origem hebraica, שבת, sendo o dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, após os seis dias da criação.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
COLUNA MG5 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Queimadas deixam 11 mil sem energia
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Zona Azul em Uberlândia é mantida
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vale da Eletrônica cresce 20%
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Nova subestação no Norte de Minas