Pesquisar
Close this search box.

Política

Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho pauta reunião

Publicados

em

Imagem

Abrindo as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião para debater a empregabilidade inclusiva, na iniciativa privada e na administração pública.

A audiência pública, que será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está marcada para esta quarta-feira (20/9/23), às 9h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

O vice-presidente da comissão, deputado Grego da Fundação (PMN), foi quem solicitou a reunião. De acordo com ele, “a luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças é permanente para as pessoas com deficiência”. Nesse sentido, a audiência tem o papel de se somar a ao esforço por melhorias que contemplem esse público.

O parlamentar explica que o objetivo é debater com representantes do governo, da iniciativa privada e do terceiro setor as ações em curso e as propostas desenvolvidas para promover a empregabilidade da pessoa com deficiência. Ele cita entre as possibilidades cursos de capacitação e ações de intermediação de mão de obra e de orientação visando à adoção de ambientes inclusivos para os trabalhadores com deficiência.

Leia Também:  Escalas de trabalho e carga horária de militares pautam audiência pública

Dia Nacional

O dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, há 18 anos, por meio da Lei Federal 11.133, de 2005, como forma de aumentar a conscientização sobre a importância da inclusão desse segmento no mundo do trabalho. Desde então, em todos os estados brasileiros, a data serve como um momento de reflexão e busca de novos caminhos para o desenvolvimento de propostas e ações que apontem para essa inclusão.

Para a audiência pública desta quarta (20), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública de Minas Gerais.

Também foram chamados membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Federação das Apaes de Minas Gerais e do Instituto Mano Down, entre outros.

Definição

O Portal do Ministério da Saúde define como pessoa com deficiência aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências se enquadram nas seguintes categorias: física, visual, auditiva, mental e múltipla.

Leia Também:  Secretário de Saúde apresenta ações contra câncer em reunião da ALMG 

Estatuto

O órgão destaca a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A norma incorporou os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, estabelecida em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ratificada pelo país em 2008.

A LBI aborda itens como discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade. Estabelece também que pessoas com deficiência têm autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de próteses e órteses.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Discussão sobre danos gerados por barragens volta à pauta da Comissão de Saúde

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA