Minas Gerais

Fundação Ezequiel Dias retoma programa de visitas de estudantes

Publicados

em

Criado em 2019 pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fundação Ezequiel Dias (Funed), o programa de visitas Portas Abertas voltou à ativa após três anos paralisado em decorrência da pandemia de covid-19. O objetivo das atividades é aproximar a fundação da comunidade, apresentando seus principais serviços, pesquisas e instalações.

Em 19/9, a Funed recebeu cerca de 120 alunos, dos cursos de Análises Clínicas, Biotecnologia e Farmácia, de diversas instituições, como a Escola Politécnica de Minas Gerais, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Grau Técnico, divididos nos turnos da manhã e da tarde.

Funed / Divulgação

A execução do projeto contou com a participação de uma extensa equipe da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, por meio da Divisão de Extensão e Divulgação Científica e do Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento, e de uma equipe da Diretoria Industrial, que coordenaram as visitas ao Serpentário e à Unidade de Produção de Sólidos. Além disso, cerca de 30 voluntários, como bolsistas, estagiários e mestrandos, participaram da retomada do Portas Abertas como monitores.

Como é a visita

O programa funciona em formato de circuito. Os visitantes foram recebidos no Auditório Central da fundação para as boas-vindas, e puderam ouvir, pelo servidor Nery Vital, que pertence ao Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento (Nipac), da Funed, a importância da formação técnica para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “Diferentemente de países como a Austrália e a Finlândia, onde o coeficiente de adesão de estudantes aos cursos profissionalizantes chega a 70%, o Brasil ainda está bem longe dessa realidade, uma vez que aqui esse percentual é de apenas 11%. Assim, vocês fazem parte de um grupo que já está saindo na frente e tem pouca concorrência, com grandes chances de dominar o mercado. Vivemos em um país continental, com uma grande capacidade de expansão. Logo, os cursos técnicos que vocês fazem hoje oferecem a escolha de um caminho profissional em que vocês serão os protagonistas”, ressaltou.

Leia Também:  Andressa Urach revela quanto ganha por programa e impressiona: ‘Muita grana’

No segundo momento, os alunos foram divididos em grupos, com base na cor da pulseira que receberam na entrada da fundação, e seguiram com os monitores responsáveis em direção aos pontos que integram a rota de visitação. Biblioteca Científica, réplica do laboratório de Ezequiel Dias, Serpentário, Unidade de Produção de Sólidos e caminhão do programa Ciência em Movimento foram os locais visitados.

Funed / Divulgação

Carina Clarissa, aluna do curso de Análises Clínicas na Escola Politécnica de Minas Gerais, se disse grata pela oportunidade de ver, na prática, o conteúdo que aprende na sala de aula e comentou os pontos percorridos. “Gostei muito da Unidade de Produção de Sólidos, onde são feitos os medicamentos, e vi que a produção passa por uma quantidade muito maior de processos do que eu imaginava. Visitamos também o Serpentário e, apesar de ter um pouco de receio com os animais, pude perceber que eles são bem tratados e estudados da maneira correta. A visita foi especial para mim, recomendo que cada vez mais pessoas venham conhecer, vale muito a pena”, completou a estudante.

Leia Também:  Viih Tube e Eliezer mostra Lua ao vivo no Programa Ana Maria Braga: ‘Foi muito!’

Giovanna Luiza Soares Costa, também do curso de Análises Clínicas na Escola Politécnica de Minas Gerais, disse ter tido uma surpresa positiva ao conhecer a Funed de perto. “A expectativa era encontrar um ambiente estéril, como de hospital, com tudo branco e luzes artificiais. Fiquei contente em saber que aqui tem inclusive animais vivos e oportunidades para pessoas de cursos técnicos como o nosso atuar, não só profissionais com curso superior”, revelou.

Aluno do curso de Biotecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lucas Jordan também comentou a visita à Funed. “Para mim foi uma experiência incrível. Os profissionais são muito atenciosos e explicam muito bem. Me senti em uma extensão da sala de aula, no caminhão do Ciência em Movimento, por exemplo, onde foi possível ver a aplicação de coisas que já vimos na teoria em sala. De forma geral, a visita foi muito enriquecedora”, ressaltou.

Giovanna Ferraz, estudante de licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é estagiária no Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência da Funed e foi voluntária na retomada do programa Portas Abertas. A estagiária também falou da experiência. “Foi uma oportunidade muito legal, ver que a maioria das atividades que fazemos cotidianamente e que para nós já são comuns, para outras pessoas são encantadoras. Proporcionar essa experiência para eles e ver o interesse de cada um é muito gratificante”, frisou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Série de ações da Campanha Minas Pelos Direitos Delas marcam Dia Internacional da Mulher 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA