Minas Gerais
Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais traz análise conjuntural das exportações do agro mineiro
A 14ª edição do Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais, elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), confirma o melhor resultado para o agronegócio mineiro em 2022, destacando os recordes de vendas externas alcançados pelos principais produtos embarcados como café, complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, milho, além de cachaça e produtos apícolas.
A publicação bilíngue (inglês e português) apresenta em detalhes todos os produtos exportados pelo estado, além de retratar o perfil das transações internacionais nos últimos dez anos com o objetivo de facilitar a identificação de oportunidades comerciais por parte das empresas.
Esse monitoramento contínuo garante o entendimento e a visualização do cenário comercial do estado e auxilia na identificação de desafios e oportunidades para a formulação de estratégias e de políticas públicas alinhadas com os resultados obtidos e os almejados.
Desempenho recorde
Em 2022, as exportações do agronegócio mineiro alcançaram o valor recorde de US$ 15,3 bilhões em 2022, fechando o ano com o melhor resultado das vendas externas de toda a série histórica. Além do valor, o volume, de 13,6 milhões de toneladas, também se destaca como o maior já comercializado.
A maioria dos principais produtos embarcados por Minas Gerais, em 2022, registrou recordes nas exportações: café, complexo soja (grão, farelo e óleo), carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, milho, além de queijos, cachaça e produtos apícolas.
Os investimentos em boas práticas agropecuárias, pesquisa e tecnologia vêm garantindo o crescimento das exportações mineiras do setor. Em 2022, o agronegócio registrou sua melhor marca, representando 38,2% das vendas totais do estado ao exterior. Nos últimos dez anos, a geração de excedentes promoveu o crescimento das exportações a uma taxa anual de cerca de 8%.
Destinos
A China é o principal parceiro comercial das commodities agrícolas, mas as exportações do agronegócio de Minas têm alcançado mercados diversificados ao redor do mundo. Foram registrados negócios com 175 países, incluindo a entrada de 12 novos parceiros comerciais, como Luxemburgo, Mianmar, Samoa, Malavi, Mayotte, Níger, Guadalupe, Burkina Faso, Andorra, Nauru, Malta e Terras Austrais Francesas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.