Pesquisar
Close this search box.

Política

Inclusão para a comunidade surda será tema de reunião

Published

on

Imagem

Com o objetivo de debater a importância da inclusão e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência auditiva no Estado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública nesta terça-feira (26/9/23), às 15h30, no Auditório José Alencar. A atividade atende a requerimento do deputado Cristiano Silveira (PT).

Botão

A reunião acontece no âmbito do Setembro Azul, iniciativa que busca dar visibilidade à comunidade surda no Brasil, colocando em foco os direitos dessa parcela da população e conscientizando a sociedade sobre os desafios e preconceitos a serem superados.

O movimento é também uma oportunidade para debater as iniciativas e políticas públicas em prol da maior integração das pessoas surdas na sociedade, bem como para difundir a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a linguagem gestual usada para a comunicação das pessoas surdas.

Na lista de convidados para a audiência estão a coordenadora Estadual da Política de Defesa da Pessoa com Deficiência (Caade), Ana Lúcia de Oliveira; o presidente da Associação dos Surdos de Minas Gerais, Igor Valério; o presidente da Librar Produções, Cristiano Campos Donado, entre outros.

Leia Também:  Sindicatos cobram adicionais por tempo de serviço suspenso na pandemia

O significado de setembro e da cor azul para a comunidade surda

A escolha de setembro para celebração da iniciativa se deve ao fato do mês ser repleto de datas significativas para a luta da comunidade surda, segundo os sites do Ministério da Educação, Espaço do Conhecimento da UFMG e Setembro Azul.

Uma delas foi no ano de 1880, entre 6 e 11 de setembro, quando o Congresso de Milão proibiu o uso e o ensino das Linguas de Sinais para os surdos.

Outra data de destaque é o 23 de setembro, Dia Internacional das Línguas de Sinais. A declaração da data pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em homenagem ao dia de criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951.

Em 26 de setembro também é celebrado o Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei 11.796, de 2008. Nesta data, também foi fundado o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola de surdos no Brasil. Já o 30 de setembro é a data em que se comemora o Dia Internacional do Surdo.

Leia Também:  Vice-corregedora conduz 1ª reunião sobre atualização do Código de Normas

Já a escolha da cor azul remonta à perseguição nazista contra as pessoas com deficiência, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, todas as pessoas com algum tipo de deficiência, entre elas os surdos, eram identificadas com uma faixa azul e, posteriormente, executadas pelo governo.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Presidente da ALMG alerta que RRF não soluciona a dívida do Estado, mas é única opção viável

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA