Política
Projeto que alia agropecuária a geração fotovoltaica será debatido
O primeiro grande projeto agrovoltaico do Brasil, a ser implementado nas regiões Norte e Central de Minas, será tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitada pelo deputado Gil Pereira (PSD), entusiasta das energias renováveis, a reunião acontece nesta quarta-feira (27/9/23), às 9 horas, no Plenarinho II.
No encontro, será ouvida Nilda de Fátima Ferreira Soares, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), entidade que desenvolve o projeto voltado para produção de energia solar consorciada com produtos agrícolas e pecuários. A proposta é uma parceria da Epamig, Cemig e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).
Pioneirismo
“Trata-se de um projeto que aponta para a sustentabilidade, desenvolvido pela Epamig, uma empresa mineira reconhecida nacionalmente”, comemora Gil Pereira. Ele destacou que Minas Gerais saiu na frente com a lei que facilitou o uso da energia fotovoltaica, levando o Estado à dianteira nacional na geração e distribuição desse insumo.
O parlamentar destaca ainda que o projeto agrovoltaico tem caráter mais democrático por ter custos mais baixos, possibilitando o atendimento do micro e do pequeno produtor, além do agricultor familiar. Ele pretende também buscar recursos federais e estaduais para facilitar a contratação do projeto pelos produtores rurais.
Modelos inovadores
Segundo o Portal da Cemig, o investimento total é de cerca de R$ 10,5 milhões e as pesquisas serão desenvolvidas ao longo de 30 meses, em municípios das regiões Norte e Central. O objetivo é criar alternativas para produção fotovoltaica e produção agropecuária, na mesma área usada em cultivos agrícolas. Com isso, consegue-se ampliar o valor do uso do solo e desenvolver modelos de negócios inovadores.
A iniciativa pioneira coloca Minas Gerais na vanguarda tecnológica dentro do cenário nacional no uso comum de geração fotovoltaica e produção agropecuária, em um dos estados com maior potencial de aplicabilidade dessa tecnologia.
Esse projeto fotovoltaico pretende integrar as duas atividades. Atualmente, as atividades são realizadas de forma separadas: onde são instaladas as usinas fotovoltaicas, não são realizadas atividades agropecuárias, e vice-versa.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS7 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo6 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela