Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Vice-governador destaca potencial do Vale do Lítio para gerar empregos e transformar a vida dos mineiros que vivem na região

Publicados

em

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta quinta-feira (28/9), em Salinas, no Norte do estado, da edição de estreia Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional. O encontro reúne líderes dos setores público e privado, empresários e empreendedores para debater estratégias que fomentarão o progresso da região, reconhecida como o Vale do Lítio.

“Esta é uma grande oportunidade para discutirmos não apenas sobre o lítio e nióbio, mas sobre toda a cadeia produtiva mineral e as potenciais riquezas e oportunidades que podemos criar”, afirmou o vice-governador. Ele também destascou a relevância do fórum como espaço vital para a partilha de conhecimentos e a concepção de políticas públicas que catalisarão os pequenos empreendimentos.

Até sexta-feira (29/9), palestrantes de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas (Fiemg, Emater-MG, Invest Minas, entre outras), compartilharão experiências e análises sobre o potencial econômico do Vale do Lítio. O fórum é, ainda, uma oportunidade para acompanhar projetos e ações de destaque nos estandes.

Escritórios regionais

O vice-governador anunciou, em primeira mão, a decisão do governador Romeu Zema para a criação de escritórios regionais da Invest Minas, agência responsável pela promoção de investimentos e comércio exterior em Minas Gerais. Para liderar a iniciativa, o Governo de Minas convidou o presidente da Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Reginaldo Ferreira.

Leia Também:  Produtores e agricultores familiares recebem recursos para projetos de proteção ao meio ambiente

“Esta ação exigirá disposição para dialogar, habilidade para colaborar e responsabilidade para assegurar que os interesses da região sejam devidamente representados”, afirmou Professor Mateus.

Sobre o Fórum

O 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional é uma iniciativa conjunta do Sebrae Minas, em colaboração com diversos órgãos e empresas, incluindo a Prefeitura de Salinas, ACE/CDL de Salinas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Fiemg, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de MInas Gerais (Idene), Invest Minas e empresas locais.

Salinas e os municípios do Vale do Lítio, como Araçuaí, Capelinha e Teófilo Otoni, destacam-se na produção de lítio e nióbio. Minas lidera a produção mundial de nióbio, com a maior mina localizada em Araxá, responsável por 57% das reservas globais desse mineral. Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam a presença de 45 jazidas de nióbio no chamando ‘Vale da Esperança’, prometendo um impulso econômico significativo para os mineiros que vivem na região.

Leia Também:  Educação apresenta balanço de 2023 e destaca metas de 2024 para a rede estadual

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governador e vice palestram para alunos do curso de formação da PCMG

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA