Minas Gerais
Outubro Rosa: Secretaria de Saúde reforça importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero
O mês de outubro chegou e trouxe um lembrete importante: o cuidado e a prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. A campanha Outubro Rosa, da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), teve início nesta quarta (4/10), e segue até o dia 13/10, em todo o estado, com o objetivo de disseminar informações, enfatizar a necessidade de um atendimento e acompanhamento médico especializado e incentivar a realização do exame de mamografia e do exame preventivo (Papanicolaou), imprescindíveis para a detecção do câncer. Afinal, o diagnóstico precoce aumenta em cerca de 90% a chance de cura.
Para a subsecretária de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Camila Moreira de Castro, as ações que envolvem o câncer de mama e de colo do útero são prioritárias no estado. “A SES-MG atua durante todo o ano, em diversas frentes para promover a saúde integral da mulher, tanto na política de média complexidade quanto nos centros estaduais de atenção especializada presentes. Estamos falando não só de promoção, prevenção e diagnóstico, mas também de alimentação saudável e cuidados na rotina diária e a porta de entrada para esses atendimentos é sempre a Unidade Básica de Saúde”, explica.
Em 2022, o câncer de mama foi a doença que causou o maior número de mortes entre as mulheres mineiras, com um total de 1.793 óbitos. De acordo com a estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), neste ano são esperados 7.670 novos casos de câncer de mama em pessoas do sexo feminino, em Minas Gerais, com a taxa bruta de 69,80 casos novos por 100 mil mulheres. Já o câncer de colo do útero é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. São esperados, segundo estimativa do Inca, 1.670 casos novos em 2023, com a taxa bruta de 15,17 casos por 100 mil mulheres mineiras.
Atualmente, o SUS oferece exames diagnósticos e o tratamento para o câncer de mama e de colo do útero de forma gratuita. A Unidade Básica de Saúde (UBS) acolhe e orienta a paciente de acordo com o caso. Dados extraídos do Sistema de Informações de Câncer (Siscan), em junho de 2023, apontam que entre os anos de 2019 e 2023, 1.650.407 mulheres realizaram o exame de mamografia em Minas Gerais. Em 2022, foram feitos 423.333 exames e, de janeiro a junho de 2023, foram 176.966.

Investimento no diagnóstico do câncer de mama
A SES-MG vai repassar um recurso de R$ 77.012.032 a cerca de 60 estabelecimentos de saúde no estado, para aquisição de mamógrafos. Os trâmites estão de acordo com o cronograma e a área técnica está recebendo os pleitos de adesão por parte dos municípios. “Estamos investindo para ampliar o número de exames de mamografia realizados em Minas e trazer mais qualidade para o atendimento das mulheres”, reforça a subsecretária.
O exame de mamografia realizado pelo SUS inclui a mamografia de rastreamento (indicada para mulheres de 50 a 69 anos, sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos) e mamografia diagnóstica (indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade e também em homens). Em mulheres com histórico familiar ou histórico pessoal de câncer de mama, é necessário fazer avaliação e acompanhamento individualizado.
O câncer de mama é raro em mulheres jovens e sua incidência aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Os homens também podem desenvolver a doença, mas, a estimativa é que a incidência nesse grupo representa apenas 1% de todos os casos, de acordo com o Inca.
O tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero é feito pelo SUS, que realiza radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos e cirurgias como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária. O tratamento é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas.
Prevenção ao câncer do colo do útero
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo (Papanicolaou), a cada três anos. Por meio dele, as alterações das células do colo do útero são descobertas e curáveis em quase todos os casos. Por isso, é importante sua realização periódica.
O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. A transmissão do HPV ocorre principalmente por via sexual, mas pode ocorrer por qualquer contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Incidência em Minas Gerais
Segundo informações do Painel de Oncologia, atualizadas em setembro deste ano, desde 2019 foram diagnosticados 28.253 casos de neoplasia maligna da mama em Minas Gerais, sendo 6.210 no ano de 2021, 7.235 em 2022 e 3.273 de janeiro a setembro de 2023. Dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) apontam que, em 2021, 39% dos casos de câncer de mama foram diagnosticados nas fases avançadas da doença.
Ainda de acordo com o painel, foram diagnosticados 7.896 casos de neoplasia maligna do colo de útero de 2019 a 2023 em todo o estado, sendo 1.830 em 2021, 1.928 no ano passado e 822 de janeiro a setembro deste ano.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
COLUNA MG5 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
-
CIDADES4 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
EMOÇÕES3 dias atrásO amor que virou missão!
-
Brasil e Mundo5 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
COLUNA MG5 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásA união que move o campo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas



