Tribunal de Justiça
Missa de outubro no TJMG homenageia Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, foi a homenageada na Missa de Graça e Louvor realizada nesta quarta-feira (4/10) no hall do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A celebração antecipou a homenagem à santa, que é celebrada no dia 12 de outubro, e incluiu a entrada da imagem, coroação e a bênção final de São Francisco de Assis, santo celebrado nesta quarta-feira.
A Primeira Leitura, extraída do Livro de Ester, foi realizada pelo desembargador Peixoto Henriques, presidente da 7ª Câmara Cível do TJMG. A Segunda Leitura trouxe passagem do Livro de Apocalipse e foi feita pelo desembargador aposentado Elias Camilo.
O Evangelho lido pelo padre Sérgio Ladeira relatava o milagre realizado por Jesus durante um casamento em Caná da Galileia. A festa bíblica contava com a presença de Jesus e de sua mãe, além dos discípulos. Ao perceber que o vinho destinado aos convidados havia acabado, Maria intercede junto a seu filho por uma solução e orienta as pessoas que serviam a seguir todas as orientações de Jesus, que transforma água em vinho de excelente qualidade.

O padre Sérgio Ladeira afirmou que ao homenagear Nossa Senhora da Conceição Aparecida o que se celebra é a paciência, a fé e a intimidade com Deus. “Quando começa a faltar o vinho, isso significa que a festa vai acabar; que a tristeza está falando mais alto e que as dificuldades estão tomando conta da celebração. Nesse momento, Maria surge como a intercessora junto a Jesus”, afirmou.
O ensinamento do Evangelho, segundo o padre, segue também para a vida e a caminhada de cada um. “Se passamos por momentos difíceis e turbulentos, sem saber como agir, devemos ouvir o que Nossa Senhora, como intercessora, nos indica: nunca perder a fé e a confiança, buscando aprofundar a nossa intimidade com Deus, que não deixa que nada nos falte e que faz tudo bom e perfeito.”

O milagre da água que se transforma em vinho também é simbólico ao lembrar que as coisas impossíveis para pessoas humanas e com limites devem ser confiadas a Deus. “Nossa Senhora nos convida, por meio da intercessão a seu filho, a fazer tudo que Jesus nos disser. Conhecemos a nossa vontade, mas devemos colocá-la na mão de Deus, abrindo o coração, em vida de oração e intimidade com ele, para entender o que Deus espera e nos pede.”
A artista Saray Lacerda cantou, de forma responsorial, a letra do Salmo 44 (45). Ela também executou todas as demais canções da missa. Já as preces da comunidade foram lidas pelo desembargador aposentado Antônio Carlos Cruvinel. Os participantes da coroação de Nossa Senhora, que levaram o manto, o terço, a coroa e as pétalas de rosa, foram escolhidos entre os fiéis que assistiam à celebração.

A desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro, por uma sugestão da desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, que foi prontamente acolhida por todos, foi escolhida para colocar a coroa em Nossa Senhora. “Estou muito emocionada. Tenho 73 anos e nunca coroei Nossa Senhora. E esse era um antigo sonho”, disse a desembargadora Mariangela Meyer.
A missa foi encerrada com a bênção de São Francisco, cuja canção foi executada ao final pela cantora Saray Lacerda.
A Missa de Graça e Louvor a Nossa Senhora Aparecida reuniu magistrados, servidores, colaboradores e pessoas da comunidade. As celebrações católicas no TJMG ocorrem desde outubro de 2020 em toda primeira quarta-feira do mês, no saguão do edifício-sede.
Veja mais fotos desse evento no Flickr do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas