Política
Minas Gerais conta com política de prevenção da evasão escolar
As escolas estaduais mineiras agora contam com uma política de prevenção do abandono e da evasão de alunos. Nesta quinta-feira (5/10/23), foi publicada no diário oficial Minas Gerais a sanção da Lei 24.582 pelo governador Romeu Zema. A norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 87/23, da deputada Lud Falcão (Podemos), aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em setembro.
O objetivo dessa lei é evitar o crescimento do número de crianças e adolescentes fora da escola, problema intensificado com a pandemia de Covid-19. Entre as diretrizes da nova política pública, estão a identificação das condições que levaram à perda do vínculo dos alunos com as escolas e o levantamento de dados estatísticos sobre esse problema.
Entre os instrumentos definidos na lei para combater o abandono e a evasão escolar, está a expansão do número de escolas que oferecem educação em tempo integral. Por outro lado, a norma estabelece que, na escola onde for implementado o ensino médio integral, deverá ser igualmente garantida a oferta do ensino médio regular, conforme a necessidade da comunidade e solicitação do colegiado escolar.
Outros instrumentos previstos na Lei 24.582 são a manutenção de programas de assistência aos alunos em situação de vulnerabilidade social; a oferta de atividades que promovam a aproximação entre os alunos, como grêmios culturais e grupos esportivos; a promoção da busca ativa de estudantes que abandonaram a escola; a oferta de aulas de reforço escolar; e a adoção de estratégias de prevenção do bullying.
A política pública de prevenção do abandono e da evasão escolar será executada por meio da articulação intersetorial entre os órgãos do Poder Executivo responsáveis pelas políticas públicas de educação, saúde, trabalho, cultura e assistência social.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário