Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Ciclo de Palestras da Acadepol tem presença do governador

Publicados

em

Divulgação/PCMG

No terceiro dia do Ciclo de Palestras para alunos do curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), nesta quinta-feira (5/10), os novos servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tiveram a oportunidade de acompanhar exposições sobre diferentes temáticas, que foram desde o papel da mulher na instituição até o funcionamento dos bancos de perfis genéticos e sua importância para investigações criminais. A programação incluiu apresentações do governador do Estado, Romeu Zema, e da chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.

Durante roda de conversa com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da 6ª (TRF-6), Mônica Sifuentes, a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, primeira mulher chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e a chefe-adjunta da PCMG, delegada-geral Rita Januzzi, Letícia Gamboge expôs a evolução da trajetória das mulheres em posição de gestão na Polícia Civil, discutindo seus desafios e oportunidades.

A chefe da PCMG analisou a distribuição por gênero dentro de cada carreira policial e administrativa, bem como traçou o panorama histórico do ingresso das primeiras delegadas na instituição, que data da década de 1970. Gamboge enfatizou que, atualmente, a Polícia Civil conta com cinco mulheres no Conselho Superior de Polícia Civil, incluindo os cargos de maior hierarquia: chefe, chefe-adjunta e corregedora-geral. Além disso, são três chefes de departamento mulheres; quatro chefes de divisões especializadas e 16 delegadas regionais.

Leia Também:  Comunicado

Ainda na etapa da manhã, os alunos da Acadepol assistiram a uma roda de conversa com cinco policiais civis de diferentes carreiras policiais, que discutiram o tema “Ser mulher na PCMG”. Na sequência, Alexandre Henriques de Souza Lima, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), e o delegado Wesley Geraldo Campos, do Departamento Estadual de Combate a Crimes (Depatri), discutiram a segurança no campo sob as perspectivas policial e da produção rural.

A perita criminal Fabiana Lasmar, que acompanhou o primeiro ciclo de apresentações do dia, ressaltou a importância das exposições sobre o papel da policial feminina na fase de formação. “Essas palestras trazem um conforto, uma esperança e uma segurança para nós mulheres que vamos atuar na Polícia Civil”, disse.

Reforçando a observação, a investigadora de polícia em formação, Rafaela Souza, aponta que o Ciclo de Palestras tem sido proveitoso para conhecer a fundo a instituição. “É um evento muito importante, porque podemos ter contato com policiais de outras carreiras e até mesmo de outros órgãos, com experiência em segurança pública, o que acrescenta muito no nosso ensino”, explicou.

Gestão em equipe

No período da tarde, o governador Romeu Zema apresentou a palestra “Lideranças: experiências em gestão de equipe”. Em sua fala, Zema enfatizou a relevância das experiências humanas no processo de liderança, aliado ao saber técnico e às qualidades de gestão. “De nada adianta sabermos muito, termos técnica, se não conseguirmos transmitir isso para os outros nem gerar comprometimento nos outros”, afirmou.

Leia Também:  2 minutos: Esse foi o tempo que o governador Romeu Zema precisou para ser aplaudido de pé em Varginha

Ainda durante a palestra, o governador apresentou diversos exemplos do bom atendimento ao público e das qualidades que fazem o bom gestor. “Lembrem-se: o que faz um bom profissional é ter disposição de servir”, disse. “Para tanto, o gestor público deve ter boa capacidade de transmitir com clareza seus apontamentos. Quanto mais clara, precisa e concisa for a comunicação dessa chefia, melhor”, completou.

Ao agradecer a presença do governador do Estado no Ciclo de Palestras, a chefe da Polícia Civil, Letícia Gamboge, destacou a relevância do tema abordado. “Essa temática, inclusive, é parte de um dos eixos do Planejamento Estratégicos da PCMG, no que se refere ao aprimoramento do atendimento e proteção ao cidadão”, ressaltou.

As atividades do dia foram encerradas com palestras abordando a investigação de desaparecidos, inteligência policial e bancos de perfis genéticos. O evento ocorre desde a terça-feira (3/10), no Colégio Salesiano de Belo Horizonte, e vai até a próxima segunda-feira (9/10), com público aproximado de 450 policiais civis.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  2 minutos: Esse foi o tempo que o governador Romeu Zema precisou para ser aplaudido de pé em Varginha

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA