Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Mês das Crianças na PCMG tem campanha em prol das vítimas de violência

Publicados

em

Divulgação/PCMG

“A orientação é sempre o melhor caminho”. Esse é o lema da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para as ações promovidas neste mês em que se comemora a Semana das Crianças, data instituída pelo Decreto Estadual nº 10.724 de 6 de outubro de 1967. A iniciativa abrange a atuação preventiva da PCMG e conta com parceiros no ambiente digital e na rede de ensino público e particular de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Dentro da programação, serão realizadas duas ações pela Polícia Civil ao longo do mês de outubro: uma de orientação, tanto no formato presencial quanto pelas redes sociais, e outra de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado de conservação para as vítimas de abusos/violência.

Os parceiros são o influenciador digital de crianças e adolescentes, com perfil no Instagram e no YouTube, Rikinho, a Escola Estadual Ordem e Progresso e o Colégio Santo Agostinho. As doações serão destinadas para o Espaço Reviver Kids, onde são acolhidas crianças vítimas de violência na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) na capital.

Sensibilização

Para a chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada-geral Carolina Bechelany, educar e sensibilizar são as palavras de ordem. “Considerando que mais de 80% dos abusos contra crianças e adolescentes são praticados no ambiente familiar ou próximo, e que o abusador não tem perfil, normalmente é alguém acima de qualquer suspeita, precisamos atuar diretamente com as vítimas. E essa ação será fundamental para alcançar tanto vítimas como os responsáveis legais”, observa.

Leia Também:  PCMG prende suspeito de se passar por policial civil em Montes Claros

O projeto é da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), pertencente ao Defam, e tem como objetivo demonstrar que a internet, muitas vezes utilizada para consumar o crime de forma presencial, também é uma ferramenta para combater delitos contra crianças e adolescentes.

“A ideia é celebrar o mês das crianças com orientações divulgadas por um YouTuber, que tem como público-alvo crianças e adolescentes, por meio de seus canais das redes sociais e dos canais oficiais da PCMG. E também difundir de forma presencial e on-line a nossa atuação no enfrentamento da violência contra a população infantojuvenil”, garante a delegada Renata Ribeiro, chefe da Dopcad.

Atividades

No Colégio Santo Agostinho, policiais civis ministram palestras nas diversas unidades a pedido da rede. Agora, com a campanha de doações de brinquedos para o mês das crianças, duas estudantes, embaixadoras do projeto, tiveram a oportunidade de ir à Depca para conhecer o trabalho realizado pela PCMG na unidade policial e o Espaço Reviver Kids. Elas vão levar a experiência para os alunos da escola em Nova Lima, onde será realizada a campanha de arrecadação de presentes.

Leia Também:  Cidade Administrativa ganhará monumento em homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho

Já o influencer digital Rikinho esteve na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), em Belo Horizonte, onde realizou uma partida de futsal com crianças de 8 a 12 anos, filhos de policiais civis, para lançar nas redes sociais a campanha de orientação e arrecadação de brinquedos. Ao longo do mês, ele estará nas unidades escolares, como o Colégio Ordem e Progresso, com ação educativa voltada para os estudantes de 13 a 16 anos.

A iniciativa também prevê a divulgação da cartilha “Violar os Direitos da Criança e do Adolescente é Crime. Denuncie.”, disponível no site da Polícia Civil (clique AQUI ) Já o encerramento será nos dias 30 e 31 de outubro, com a entrega das doações no Espaço Reviver Kids da Depca que fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.145, Carlos Prates, em Belo Horizonte.

Assista ao vídeo:

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Saúde estadual promove campanha digital para lembrar Dia Mundial Sem Tabaco

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA