Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG inaugura nova sede da Delegacia em Águas Formosas

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) celebrou a inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civil (DPC) em Águas Formosas, no Vale do Mucuri. A cerimônia, que reuniu autoridades locais e estaduais, foi marcada pela solenidade e pelo compromisso com o aprimoramento da infraestrutura de segurança.

A Delegacia em Águas Formosas representa um marco importante para a comarca. Instalada em um prédio novo na cidade, a nova estrutura passou por uma série de adaptações nos anos de 2022 e 2023 para atender às crescentes demandas da população. Além de servir a Águas Formosas, a delegacia abrange os municípios de Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas, Crisólita, Umburatiba e Fronteira dos Vales. Águas Formosas ainda é responsável por duas aldeias indígenas, Pradinho e Água Boa.

A unidade policial atualmente conta com um espaço destinado para atividades de Trânsito, do Setor de Identificação, uma sala do Plantão Digital, uma sala da inspetoria e do subinspetor, um gabinete, três salas de cartório, três depósitos de objetos, um quarto de descanso e banheiro para o plantonista, três celas para presos, além de mais quatro banheiros, uma cozinha e uma garagem para duas viaturas.

Antes da inauguração, celebrada na última sexta-feira (6/10), a delegacia operou por cerca de 20 anos em um imóvel alugado, com estrutura precária, falta de acessibilidade e problemas hidráulicos e elétricos. Hoje, as novas instalações oferecem uma estrutura de trabalho de qualidade, visando a um atendimento mais humanizado e digno.

Quanto à instalação do Plantão Digital, este foi um importante avanço da Polícia Civil na eficiência e qualidade do serviço prestado, uma vez que os policiais civis e militares não necessitam mais de se deslocarem de Águas Formosas, após o expediente da unidade, para o plantão da Delegacia Regional em Nanuque, distante 145 quilômetros.

Leia Também:  Guaxupé, no Sul de Minas, passa a contar com delegacia rural

Economia e investimentos

Graças à união e compromisso de todas as Prefeituras Municipais da Comarca – Águas Formosas, Machacalis, Umburatiba, Bertópolis, Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas e Crisólita – com a Polícia Civil, foi possível realizar a reforma e adaptações para o funcionamento da nova sede da DPC, por meio de um consórcio intermunicipal, visando otimizar as atividades da polícia judiciária na região, além de viabilizar um espaço mais digno aos servidores que nela trabalham e para a prestação do serviço e atendimento de qualidade à população.

Cerimônia e homenagens

A realização desse projeto contou com o apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais de Águas Formosas, Machacalis, Bertópolis, Santa Helena de Minas, Crisólita, Umburatiba e Fronteira dos Vales, bem como do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além de outras entidades parceiras da instituição, que desempenharam papel na concretização do empreendimento.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem especial às pessoas que contribuíram para tornar o projeto uma realidade. Cada uma delas recebeu uma lembrança de agradecimento pelo papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da Polícia Civil de Minas Gerais.

Estiveram presentes na solenidade o chefe do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, delegado-geral Rômulo Quintino da Silva, durante a cerimônia representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge; o prefeito do município de Águas Formosas, Carlos Souza; o deputado estadual, Neilando; o delegado regional de Polícia Civil em Nanuque, João Augusto Ferraz de Araújo; a delegada titular da Polícia Civil em Águas Formosas, Aquinoann Costa Batista, o prefeito do município de Machacalis, Mauro Roberto Francisco Batista, o prefeito do município de Santa Helena de Minas, Marcus Aurelius Rodrigues, o prefeito do município de Bertópolis, Aristides Ângelo Rossi Depolo, o prefeito do município de Fronteira dos Vales, Adailton Rodrigues da Silva, o prefeito do município de Umburatiba, Belarmino Teixeira da Costa, a vice-prefeita da cidade de Santa Helena de Minas, Margarida Maxakali, representando as aldeias indígenas Água Boa e Pradinho, o juiz de direito da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Caeté, Matheus Moura Matias Miranda, que por anos atuou como titular na comarca de Águas Formosas, o Comandante da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar em Nanuque, Tenente Coronel Juvelcino Soares Junior, o diretor do presídio de Águas Formosas, Marcilio Pinheiro de Brito e o delegado de polícia titular da comarca de Monte Sião, Lucas Damas Garlipp Provenzano, também homenageado, tendo em vista que no período de julho de 2021 a dezembro de 2022 atuou como titular da Delegacia de Polícia Civil em Águas Formosas, dando início às tratativas do processo de mudança de sede da Unidade, bem como a formalização do consórcio intermunicipal para as reformas necessárias.

Leia Também:  Polícia Civil inaugura Posto de Identificação em Mendes Pimentel

A Delegacia de Polícia Civil em Águas Formosas fica localizada na Avenida São Vicente, nº 295, Centro da cidade.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura participa da inauguração de entreposto familiar em Felixlândia

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA