Tribunal de Justiça

Comarcas de Igarapé e de Barbacena recebem visitas técnicas da 3ª Vice-Presidência

Publicados

em

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, entre os dias 21/9 e 27/9, duas visitas técnicas a Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), nas Comarcas de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, e de Barbacena, na Zona da Mata.

Regulamentadas pela Portaria nº 3940/2022, da 3ª Vice-Presidência, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs, como também a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII, artigo 2º da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022 que instituiu o Programa Justiça Eficiente – Projef 5.0.

Not---Comarcas-de-Igarape-e-de-Barbacena-recebem-visitas-tecnicas-da-3-Vice-Presidencia.jpg
Na foto, a Juíza Coordenadora do CEJUSC, Dra. Tatiane Turlalia Mota Franco Saliba, com os colaboradores do CEJUSC e a equipe do Seanup ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Igarapé

Durante a visita à Comarca de Igarapé, em 21/9, além de acompanhar o fluxo de trabalho do Cejusc, foram apresentadas iniciativas realizadas por outros Cejuscs, como a realização de itinerâncias, casamentos comunitários e eventos de cidadania na comunidade, bem como a Justiça Restaurativa e Oficinas de Parentalidade.

Segundo a juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Igarapé, Tatiane Turlalia Mota Franco Saliba, “a visita foi de especial valia para criar laços de contato, rever as atividades do setor e constatar, mais uma vez, a evolução do trabalho desenvolvido pela 3ª Vice Presidência, que efetivamente acompanha, apoia e cuida dos Cejuscs”.

Justiça Restaurativa

A Comarca de Igarapé aplica Círculos de Construção de Paz, metodologia própria da Justiça Restaurativa para lidar com conflitos. O objetivo das iniciativas é criar ambientes dialógicos para que as partes possam tratar seus conflitos.

Leia Também:  Palácio da Justiça começa a ser restaurado em agosto

Neste ano, foi iniciado projeto junto ao Presídio de São Joaquim de Bicas II para aplicação de círculos restaurativos com pessoas privadas de liberdade. A partir disso, os círculos foram expandidos aos atendimentos dos Cejuscs, objetivando humanização, fortalecimento de vínculos e responsabilização por meio de práticas circulares.

Barbacena

Nos dias 25, 26 e 27/9, ocorreram visitas técnicas ao Cejusc da Comarca de Barbacena, na região do Campo das Vertentes. Além disso, foram visitados os Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres) vinculados à Comarca, instalados nos municípios de Piedade do Rio Grande, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca e Senhora dos Remédios.

Not---Comarcas-de-Igarape-e-de-Barbacena-recebem-visitas-tecnicas-da-3-Vice-Presidencia1.jpg
Da esq. para dir.: João Vitor Martins, Emerson Carneiro, Tatiane Puiatti, Fabiana Alves, Dr. Marcos Alves de Andrade, Juiz Coordenador do CEJUSC, Cláudia Leal, Stéfani Lourenço, Dainel Carvalho e Lucas Fidelis ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Foram realizadas reuniões com o magistrado da Comarca e autoridades locais, com o objetivo de conhecer as instalações e a equipe das unidades, registrar as boas práticas desenvolvidas, prestar auxílio nas rotinas administrativas e padronização de movimentações processuais e pré-processuais das audiências realizadas pelo Cejusc, sanar dúvidas e apoiar em eventuais projetos.

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Barbacena, Marcos Alves de Andrade agradeceu a visita da equipe da 3ª Vice-Presidência e salientou que “De forma excelente, nosso pessoal recebeu instruções, recomendações para melhora nos atendimentos, nas sessões de conciliação e mediação, etc.”

Leia Também:  Após racha, bancada evangélica decide pelo revezamento na presidência

O magistrado ressaltou que: “há muitos anos, venho difundindo os Órgãos Judiciários para solução amigável das demandas, através antigamente dos Juizados de Pequenas Causas, Juizados de Conciliação e atualmente do CEJUSC, também apresentei sugestões para melhoria em suas atividades. Conciliação é o melhor método para solução de conflitos”.

Papre em Barbacena

Na ocasião, a equipe da 3ª Vice-Presidência realizou visita no Posto de Atendimento Pré-Processual presente na sede da Câmara Municipal de Barbacena. Participaram da reunião o presidente da Câmara, Prof. Nilton Cezar de Almeida, os representantes do Seanup Emerson Carneiro e João Vitor Martins, a coordenadora do Cejusc Barbacena, Cláudia Gomes Leal, o advogado do Município, Júlio César da Costa, os consultores jurídicos da Câmara Municipal Wendel Candian e Geisa Rosignoli e a servidora da Casa, Karla de Paula.

Not---Comarcas-de-Igarape-e-de-Barbacena-recebem-visitas-tecnicas-da-3-Vice-Presidencia2.jpg
Visita ao Papre localizado na Câmara Municipal de Barbacena ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Serviço

Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, os juízes e as juízas coordenadores de Cejuscs que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup podem solicitar através do e-mail: [email protected].

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMG apresenta resultados

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA