Geral
Capitólio se fortalece como destino

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Capitólio se fortalece como destino
A cidade de Capitólio, conhecida por suas paisagens deslumbrantes do Lago de Furnas e Serra da Canastra, calorosa hospitalidade e uma rica culinária mineira, conquistou seu lugar entre os principais destinos turísticos do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em colaboração com o Ministério do Turismo. Com investimentos da administração estadual e municipal e parceria com o setor privado, o setor está reflorescendo, depois de alguns fatores sazonais, com a pandemia do covid 19 e o acidente dos cânions, com um desenvolvimento constante nos últimos meses (Folha da Manhã – Passos)
Conceição faz festival sertanejo
Entre os dias 06 a 08 de outubro, a cidade de Conceição do Rio Verde foi palco de um animado Festival de Música Sertaneja. Realizado na Praça Dr. Geraldo Costa, o evento contou com a participação de sanfoneiros, barateiros, violeiros e diversas atrações culturais. Durante os três dias de festividade, o público pôde desfrutar de apresentações musicais no palco principal, que contou com a presença de artistas locais e regionais. Entre eles, destacaram-se Igor Oliveira, Gustavo Luiz, Alisson Santiago e Rhuan Ramos, que levaram muita música sertaneja para os presentes. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Justiça proíbe delivery de combustíveis
A Justiça Federal proibiu a revenda varejista de gasolina e etanol hidratado fora do estabelecimento autorizado, em Uberlândia. A decisão acatou uma ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal (MPF) contra a Agência Nacional do Petróleo. De acordo com o promotor de Justiça Fernando Martins, o objetivo foi demonstrar que o delivery de combustível é prejudicial, nocivo e perigoso para o consumidor. “Isso deve ser feito por meio das grandes empresas que efetivamente tem segurança, estão ligadas a dever de segurança e tem obrigação de segurança, tanto na compra como na venda”, ressalta. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Sabará realiza Seminário Cultural
A Faculdade de Sabará, através da disciplina História da Cultura Mineira, realiza nos dias 09 e 16, o V Seminário de Patrimônio Cultural. A ideia é transformar o trabalho de sala de aula em uma proposta de sensibilização de olhares, para questões de relevância sobre o patrimônio do histórico do município de Sabará. O seminário coloca em debate os bens culturais da cidades elencadas para pesquisa, dentro de dois grandes eixos: seu pertencimento e sua proteção ou salvaguarda. A banca de avaliação das pesquisas é composta por profissionais pesquisadores da área de patrimônio cultural. (Folha de Sabará – Sabará)
Energia limpa tem projeto de Poços
No segundo sábado consecutivo da Feira de Ciências do Ceopc, os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio de Poços de Caldas surpreenderam com os trabalhos de pesquisa e projetos sobre a Sustentabilidade apresentando soluções e alternativas que contribuem para a preservação ambiental, entre elas a utilização da energia limpa. E para ampliar o conhecimento sobre o assunto, os alunos tiveram acesso a vários conteúdos de pesquisa dentro e fora da sala de aula. Para enriquecer ainda mais o conhecimento, os alunos fizeram visitas em empresas e locais que foram os alvos dos estudos, como as principais mineradoras, laboratórios e estação de tratamento de água. (Poços Com – Poços de Caldas)
Ipatinga tem plano de prevenção
A administração de Ipatinga e a Defesa Civil lançam uma série de ações com o objetivo de prevenir e orientar os moradores que vivem em áreas de risco geológico ou sujeitas às inundações no período chuvoso que se aproxima. Conforme o governo, além do trabalho de campo, vídeos informativos sobre os perigos do período chuvoso serão divulgados. O trabalho em nível local consta de blitz educativas no trânsito, palestras nas escolas da rede municipal, entrega de lonas para moradores de áreas com risco de deslizamentos e outros. (Diário do Aço – Ipatinga)
400 atendimentos de saúde em Uberaba
Ação da Prefeitura de Uberaba, em parceria com a Câmara Municipal, realizou mais de 400 atendimentos durante mobilização da Saúde, na Funel e no Girassóis IV. A programação, que contemplou os projetos Saúde Avança Mais (PMU) e Câmara em Ação (CMU), que tem por objetivo levar os serviços públicos até a comunidade, ocorreu na sexta, 6, na Funel e sábado, 7, no Girassóis IV. A Caravana de Saúde realiza uma série de ações educativas e de cuidados voltados à qualidade de vida física e emocional da mulher. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
InfraBusiness Expo abre inscrições para congresso técnico com foco em inovação, investimentos e cidades inteligentes
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Justiça determina que candidatos devolvam verbas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Nova subestação da Cemig em Fabriciano
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sistema CNA/Senar e Faemg abrem inscrições para o Conacarne
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Produção de minério recua 4,4% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Transporte é reajustado em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
AMM e Codemge abrem inscrições para curso de capacitação em PPPs e Concessões
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Justiça exige segurança em ferrovia