Geral
Universidade pede ajuda do Papa

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Universidade pede ajuda do Papa
Durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, na semana que passou, a reitora da universidade, Cláudia Marliére, afirmou ter pedido ao Papa ajuda para solucionar o problema envolvendo a Arquidiocese de Mariana e a Universidade. Isso porque, o prédio onde funcionam os cursos de História, Letras e Pedagogia, pertence à arquidiocese da cidade. O prédio foi doado pela Igreja à UFOP nos anos 80, em regime de comodato, válido por 30 anos. Entretanto, em 2003, antes do vencimento da data do acordo, a Arquidiocese de Mariana entrou na Justiça para pedir o fim do comodato e a devolução do prédio. (O Liberal – Ouro Preto)
“Olericultura na Prática” em Caxambu
O curso “Olericultura na Prática” foi realizado entre os dias 2 e 6 de outubro, sendo uma parceria entre a Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Diretoria de Agropecuária, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas foram ministradas por Evander Gonçalves Souza, Chefe da Central de Inovação da Prefeitura de Caxambu com o objetivo de demonstrar a importância da produção de hortifrúti para o enriquecimento do cardápio da alimentação. (Jornal Panorama – São Lourenço)
https://jornalpanoramaminas.com.br/curso-olericultura-na-pratica-e-realizado-em-caxambu/
Bariátricas pelo SUS em Patos
Nesta quinta-feira, 12, foram realizadas as primeiras cirurgias bariátricas via SUS em Patos de Minas. Os pacientes, três homens e uma mulher, estavam em acompanhamento há um ano no Ambulatório de Obesidade, mantido pela prefeitura. O tratamento está à disposição da população, através das Unidades de Saúde da Família. (Folha Patense)
Cataguases quer atrair novas empresas
No próximo dia 8 de novembro, a Prefeitura de Cataguases vai realizar um evento para promover o investimento de empresários no município. Trata-se do “Vem pra Cataguases, Vem pra Minas”, que será realizado na sede da Energisa Minas Rio, na Avenida Manoel Inácio Peixoto, Distrito Industrial. Estarão presentes o prefeito José Henriques, representantes do Gabinete do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Sebrae Minas e do Invest Minas, empresários da região, entre outros. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)
Caravana vai atender em Caeté
Nos dias 21 e 22 de outubro, Caeté vai receber um importante projeto social promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO – MG). A Caravana Resgatando Sorrisos vai trazer ações de promoção de saúde e tratamento odontológico para Caeté, com a parceria da Prefeitura Municipal, para proporcionar atendimento odontológico gratuito, inclusive de especialidades odontológicas para os pacientes em acompanhamento pelo SUS. Ao todo são esperados 26 profissionais voluntários, além da equipe de saúde bucal do município e Secretaria de Saúde, que darão todo o apoio necessário. (Jornal Opinião Caeté – Caeté) https://www.opiniaocaete.com.br/caravana-resgatando-sorrisos-vai-atender-em-caete/
Cides-Leste realiza exposição em Caratinga
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas (Cides-Leste), através da equipe do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Família Acolhedora, está realizando a exposição “Olhos que acolhem”, no Fórum de Caratinga. As fotos expostas são registros do cotidiano de crianças em acolhimento familiar dos municípios consorciados, afastadas da família de origem por medida de proteção. Retratam a vivência em lares de famílias acolhedoras, cadastradas e capacitadas. Atualmente o Cides-Leste possui 14 famílias acolhedoras habilitadas, cinco famílias acolhedoras em processo de habilitação e 14 inscrições. (Diário de Caratinga – Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/olhos-que-acolhem/
Formiga imuniza quase 12 mil animais
A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga, por meio dos setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, realizou, de 1º de agosto a 29 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica deste ano. Nesse período, foram imunizados 11.923 animais, sendo 10.562 cães (zona rural e urbana) e 1.361 gatos (zona rural e urbana). De acordo com os setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, a prioridade de imunização é para os animais da zona rural, por estarem mais suscetíveis a contraírem a doença. Na zona urbana, a campanha é feita de forma preventiva e, anualmente, ocorre em dois sábados, em pontos estratégicos, dentro do período estabelecido pelo Ministério da Saúde. (Jornal O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/vacinacao-antirrabica-campanha-imuniza-quase-12-mil-animais
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
ExpoQueijo 2025