Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas e estados consorciados debatem meio ambiente e segurança pública em São Paulo, na 9ª edição do Cosud

Publicados

em

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado desde 2019, chega à 9ª edição, desta vez na cidade de São Paulo. O evento reunirá os gestores públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A proposta é fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais a favor do desenvolvimento regional e nacional.

O Cosud contará com governadores, vices e secretários de Estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum. “Este é um espaço em que conseguimos compartilhar práticas e experiências, agregar esforços em diversas áreas e trabalhar em conjunto para que todos os estados possam se beneficiar desse diálogo”, aponta o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Programação

Para isso, serão conduzidos 16 grupos temáticos (GTs), simultaneamente, em áreas como Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Leia Também:  Governo de Minas entrará com medidas para que empresas responsáveis por erros na construção da Cidade Administrativa arquem com os custos de conserto dos elevadores

Nesta 9ª edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública, e os dois painéis contarão também com a participação dos governadores. Haverá, ainda, diversas atividades culturais.

Encerramento

Criado em março de 2019, o Cosud busca fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

Os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros, e são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último dia, assim como nas demais edições, será feita a leitura da Carta de São Paulo (que recebe o nome do estado sede), documento que vai elencar as principais discussões dos grupos de trabalho e os encaminhamentos para as próximas ações do grupo.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas é pioneiro em oferecer o serviço GOV.BR Presencial em centrais de atendimento

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA