Política
Preservação da Estação Ecológica de Arêdes será tema de nova audiência
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá prosseguimento aos debates sobre a preservação da Estação Ecológica Estadual de Arêdes em audiência pública nesta quinta-feira (19/10/23). A reunião, solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), será no Auditório do andar SE, a partir das 14 horas.
Projeto de lei que altera os limites da estação ecológica, localizada em Itabirito (Região Central), foi tema de outra reunião da comissão, em julho, que terminou sem um consenso sobre a necessidade de mudanças na unidade.
Em agosto, parlamentares verificaram in loco possíveis impactos de projeto, que acrescenta à estação ecológica uma área de 61 hectares (ha) e exclui outra, de 28 ha. Atualmente, a unidade tem uma área total aproximada de 1.187 ha.
A deputada Bella Gonçalves defende o arquivamento da proposta, que considera hipócrita, por supostamente aumentar a área de conservação, enquanto na verdade se estaria abrindo mão de uma área de campos ferruginosos, que seria explorada pela mineração, em troca de outra já degrada e sem o mesmo valor.
Ela também alerta sobre os riscos a mananciais do Rio das Velhas e ao patrimônio histórico-cultural – na unidade se encontram sítios arqueológicos da antiga Fazenda Arêdes, do século XVIII, composta por lavras, habitações, senzalas, capela, vendas, pastos e lavouras. Em um dos conjuntos de ruínas, a 200 metros de área que pode deixar de fazer parte da estação ecológica, os deputados encontraram pilhas de estéril da mineração, formada por materiais não aproveitados.
Para Bella Gonçalves, é evidente que a área impactada pela mineração há décadas ainda precisa ser recuperada antes que seja discutido um novo processo de exploração. Ela ainda cobra a apresentação à Assembleia dos estudos técnicos que irão embasar o pedido de licenciamento do empreendimento.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS2 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO2 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela