Pesquisar
Close this search box.

Política

Rufo Herrera se emociona em homenagem na ALMG

Publicados

em

Imagem

Aos 90 anos, 60 deles vividos no Brasil, o argentino Rufo Herrera, astro do bandoneon, foi homenageado na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (18/10/23). Visivelmente emocionado, ele recebeu votos de congratulações e a saudação de parlamentares e de colegas das artes.

A autora do requerimento de homenagem e vice-presidenta da comissão, deputada Lohanna (PV), falou sobre a biografia do homenageado, nascido em Córdoba, em 1933. “Um argentino de alma mineira”, segundo ela. E destacou sua chegada a Minas Gerais, em 1976, para participar do Festival de Inverno em Ouro Preto, na Região Central do Estado, cidade que o adotou.

Botão

Entre os muitos feitos de Herrera, a parlamentar destacou a criação da Orquestra Experimental de Ouro Preto, depois encampada pela Universidade Federal. Presente na reunião, o maestro da orquestra, Rodrigo Toffolo, afirmou que não se pode deixar de ouvir Rufo Herrera. O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, também saudou o artista.

Também a pianista Berenice Menegale, que atuou no Festival de Inverno de 1976 à frente da Fundação de Educação Artística de Minas Gerais, considerou que por causa da presença de Herrera em Minas, o Estado tem hoje o maior acervo brasileiro de partituras de compositores latino-americanos, tendo realizado quatro encontros nessa área. “Por estímulo dele, temos desenvolvido essa integração latino-americana”, reforçou.

Leia Também:  Em dia aniversário, Enzo Celulari recebe linda homenagem de Claudia Raia: “Nuno!”

Constância dos mineiros conquistou o artista

Rufo Herrera também discorreu sobre sua trajetória, antes de confessar porque decidiu viver em Minas Gerais. Em São Paulo, onde passou sete anos, ele aprendeu o rigor de uma boa formação profissional. Na Bahia, também por sete anos, viveu o encantamento e o amor pela arte. Integrou-se bem no Rio de Janeiro, por dois anos, mas seu temperamento não era muito carioca.

“Em Minas me bateu uma coisa mais profunda. A constância. O mineiro é ‘pé de boi’, vai sempre”, confessou. A relação foi imediata com o menino de seis anos que conheceu o bandoneon, não tinha chances de aprender a tocar o instrumento, mas aprendeu. Uma teimosia. E em cada local por onde passou, deixou uma ou duas gerações de músicos, aos quais também agradeceu.

Rufo Herrera também citou o atual momento de muita atividade mental, com a proximidade de estreia de Matraga – Ópera Mineira, que tem libreto e música de sua autoria. “A emoção é forte e cresce com a idade. Por isso não é fácil falar”, admitiu ao agradecer a homenagem na ALMG.

Leia Também:  Alternativa ao RRF deve ser apresentada ainda em março, diz presidente da ALMG

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Mãe de Marília Mendonça recebe homenagem especial do neto: ‘Foi lindo!’

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA