Pesquisar
Close this search box.

Política

Assembleia de Minas presta homenagem ao jornal comunista Inverta

Publicados

em

Imagem

Jornal comunista com maior tempo de circulação ininterrupta no Brasil, segundo seu fundador e editor-chefe, Aluísio Pampolha Bevilaqua, o jornal Inverta foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (20/10/23), em audiência pública realizada pela Comissão de Participação Popular.

Botão

A homenagem aconteceu em reunião solicitada pelo deputado Ricardo Campos (PT), que elogiou a trajetória de 32 anos do veículo de esquerda. “O jornal mostra o que é uma comunicação social inclusiva e que visa promover o bem-estar da sociedade”, declarou o deputado.

Ele lembrou que o Inverta levantou sua voz em episódios importantes para Minas Gerais, como a defesa das ocupações dos sem-teto em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, nos anos 90, e a denúncia dos crimes ambientais cometidos pela mineradora Vale, por ocasião dos rompimentos das barragens de rejeitos de minério em Mariana (Região Central) e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Durante a audiência pública, o parlamentar entregou a Aluisio Bevilaqua, de forma simbólica, o diploma do voto de congratulações ao jornal Inverta.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 28 de junho

“O intuito dessa audiência pública é contribuir para que se possa levar a todos os mineiros a informação pública transparente e democrática, e discutir a democracia nos meios de comunicação”, sintetizou Ricardo Campos.

Nesse sentido, Aluísio Pampolha Bevilaqua afirmou que a existência de uma imprensa independente de grandes grupos econômicos é fundamental para a liberdade de informação e para a democracia. “Marx disse que a primeira condição para se ter uma imprensa livre, liberta de tudo, é ela não ser uma indústria. A mercadoria sempre vai estar ao lado de seus investidores”, declarou o jornalista.

O jornalista Manoel Oliveira, que pertence aos quadros do Inverta e que participou da solenidade, afirmou que o veículo de esquerda tem uma trajetória de luta, não apenas de existência. “Não é fácil fazer jornalismo neste País, onde muitas vezes a informação não informa, ela deforma”, declarou.

A homenagem ao jornal inverta também se estendeu a outros veículos de imprensa que são a ele vinculados. Um deles é o Granma Internacional, jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, com o qual o Inverta tem uma parceria.

Leia Também:  Canceladas reuniões desta terça (21) da Prestação de Contas do Governo

A homenagem também se estendeu à Prensa Latina (ou Agencia de Noticias Latinoamericana S.A.), que é a principal agência de notícias estatal de Cuba, e ao Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (Ceppes), órgão de formação política de esquerda, também presidido por Aluísio Pampolha Bevilaqua.

O Ceppes foi fundado em Nova Iguaçu (RJ), em 1988. Seu objetivo é promover formação política e cultural de cunho marxista. Também presta assessoria aos movimentos populares e sindicais. Teve Luiz Carlos Prestes como seu primeiro presidente de honra até sua morte, em 1990, seguido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que também já faleceu.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Zilu Godoi completa 65 anos e recebe linda homenagem de Wanessa: ‘Além do infinito

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA