Minas Gerais
Desfile antecipa Semana de Moda e revela olhar de criadores mineiros para as tendências 2024
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e com apoio da Fundação Clóvis Salgado, e a Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem) promoveram o desfile “Moda e Arte no Palácio”, no domingo (22/10), no foyer do Palácio das Artes. O evento abriu a Semana de Moda de Belo Horizonte, que começa com salão de negócios no Minascentro nesta terça-feira (24/10).
A iniciativa também integra o Plano Executivo da Moda Mineira, o Passarela Liberdade, lançado pelo Governo do Estado, em abril deste ano, com o objetivo de fortalecer a moda mineira. “O Plano Executivo da Moda Mineira contempla conjunto de ações que vão desde desfiles à estruturação, em várias regiões do estado, da moda enquanto potência, e, sobretudo, geradora de emprego e renda”, frisou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, durante a abertura.
O presidente da A.Criem, Antônio Diniz, celebrou a realização da segunda edição do desfile no Palácio da Liberdade. Ele também reforçou como o desfile valoriza o setor, um dos que mais movimenta a cadeia produtiva do estado. “A moda está presente na história, nos saberes e fazeres que expressam nossa cultura e mineiridade. A moda agrega diferentes setores criativos, sendo também um importante meio de inclusão e transformação”, completou Diniz.
O desfile teve patrocínio da Cemig e apoio instituciona da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL- BH ). Os estilistas Antônio Diniz, Victor Dzenk e Renato Loureiro assinaram a curadoria.
Temática
Com o tema Moda e Arte no Palácio, o desfile buscou destacar a cadeia produtiva da moda como elemento da cultura que transita e dialoga com todas as artes, sendo capaz de transmitir e amplificar expressões artísticas e mensagens contemporâneas. Por esse motivo, a apresentação foi realizada no Palácio das Artes, casa que abriga todas as manifestações culturais.
Na passarela, looks autorais de 50 designers mineiros que participam da A.Criem, incluindo dez novos talentos previamente selecionados por meio de avaliação de seus portfólios. Bela Ferreira, Adriana Gonçalves, Lívia Castro, Diego Alvarenga, Marina Rosa, Thiago Mirandes, Lívia Lopes, Aislan Batista, Rodolfo Oliveira e Túlio Assunção estrearam na passarela. “É uma ótima oportunidade de eles ganharem visibilidade e de mostrarem suas criações junto a profissionais já tarimbados”, observou Renato Loureiro, responsável pela curadoria dos candidatos.
A renovação e oxigenação do mercado por meio da criatividade e manifestação dos jovens estilistas é um dos objetivos da A.Criem. O styling do desfile foi assinado por Paulo Martinez e Roberta Mazzola assumiu a direção geral.
Os looks são inspirados no streetwear e a cartela de cores deu unidade à apresentação, costurando o trabalho de Martinez, que elegeu tons e texturas do preto em contraponto com metalizados de todos os matizes.
A partir desta terça-feira (24/10), os looks apresentados no desfile poderão ser vistos no Minas Centro, no Salão de Negócios do Minas Trend. Na sequência, as peças serão expostas, de 31/10 a 26/11, no Palácio da Liberdade.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.