Minas Gerais
Governo de Minas promove imersão de estudantes em instituições de tempo integral durante a semana Minha Escola é Show

Com o período de Cadastro Escolar disponível até o dia 6/11, é tempo de estudantes e famílias planejarem o ano letivo de 2024.
Para demonstrar o leque de oportunidades na rede de ensino estadual, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), promoveu, de 23 a 27/10, a semana Minha Escola é Show, uma ação de imersão na rotina das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
Em Minas, o Ensino Médio em Tempo Integral já é uma realidade em 719 escolas presentes em mais de 400 municípios.
Uma dessas unidades é a Escola Estadual Maria Floripes Nascimento Alves, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que abriu as portas para a comunidade conhecer parte da rotina dos estudantes que cursam EMTI propedêutico e EMTI Profissional de Técnico em Informática.
Mais de 50 estudantes da região, que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, participaram da imersão, que começou com almoço com estrogonofe no cardápio, eleito o prato preferido da rede estadual.
Os convidados puderam participar de aulas experimentais no laboratório de biologia com observação de cultura de protozoários e de lógica programação, no laboratório de informática.
Expectativa
A aula de criação de jogos prendeu a atenção de Daniela Souza, de 15 anos, que quer seguir a carreira de desenvolvedora. “Gostei bastante do técnico em informática, tem muitos computadores bons. Pretendo apresentar para os meus pais para o ano que vem estar numa escola integral. Acho que pode ser uma base para minha faculdade”, diz a estudante do 9º ano.
Aluno do 2º ano do EMTI, Geovanni Santana é reflexo de um ensino integrado que contempla 18 matrizes curriculares, além de permitir a criação de clubes de protagonismo e diversas aulas experimentais.
Aos 16 anos, o estudante é assistente de coreografia no clube de dança, diretor do clube de teatro e está à frente de aulas experimentais de biologia.
“Além de ter um convívio maior com as pessoas, de aprender a dialogar, você tem mais responsabilidades. A escola integral nos incentiva a pensar no futuro, abraça todos os clubes e nos impulsiona a fazer apresentações para os colegas e para fora”, comenta.
Diretora da unidade há oito anos, Alexsandra Oliveira detalha que a E.E. Maria Floripes Nascimento Alves implantou o EMTI em 2021 e, atualmente, possui cerca de 220 estudantes matriculados. “Não é só uma formação, é uma preparação para a vida e para o mercado de trabalho. Além das regras de convivência que eles precisam seguir nas horas que estão aqui, cumprimento de horários, de tarefas e de aulas de reforços”.
Coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral da SEE/MG, Cláudia Lobo explica que o objetivo da SEE é alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a disponibilidade de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas em atendimento a 25% do total de alunos da educação básica do estado.
“O movimento Minha Escola é Show pretende abrir as escolas de EMTI para que a comunidade possa compreender que a educação integral possibilita uma formação de alta qualidade para os jovens, instrumentalizando-os com saberes e habilidades imprescindíveis para o desenvolvimento de seus projetos de vida”, detalha.
“Nas escolas de EMTI, desenvolvemos a educação interdimensional priorizando aprendizagens que contemplam as dimensões física, socioemocional e cognitiva. Seguimos avançando na expansão das escolas de educação integral e na qualificação desta disponibilidade em 2024”, reforça.
Cadastro Escolar 2024
Estudantes e famílias interessadas no EMTI podem cadastrar-se por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
Com a ferramenta, o encaminhamento dos candidatos às vagas é realizado de forma unificada nas escolas de EMTI nos municípios disponíveis. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE 4.917/2023.
No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir -, filiação ou nome do responsável legal.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais para realizarem a inscrição.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM