Minas Gerais

Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) ganha unidade em Guaxupé

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e em parceria com o município de Guaxupé ianugurou, na quinta-feira (26/10), nova unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) na cidade do Sul do estado.

O espaço, que já oferece cursos de artes e restauro, entre outros, fica em edifício construído no início do século XX .

Esta será a segunda unidade da fundação fora de Ouro Preto, onde a instituição atua desde 1968.

A primeira foi aberta em 2021, em Paracatu, região Noroeste. A iniciativa demonstra o trabalho realizado pelo Governo de Minas em promover a descentralização de suas ações, fomentar a cultura e ampliar o acesso dos mineiros à educação e à formação artística.

“A chegada da Faop em Guaxupé significa muito, representa um sonho antigo da cultura, que reúne demandas de toda a comunidade. O objetivo é descentralizar, levar artes e escolas também para o interior. Quando a Faop vai para o interior, leva Ouro Preto, leva a mineiridade e abraça as Gerais”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Leia Também:  Bombeiros de Minas permanecem em Petrópolis e ajudam na busca de vítimas do acidente provocado pelas chuvas

Educação e preservação

A Faop Guaxupé oferecerá atividades culturais e também cursos formativos relacionados à arte e ao patrimônio, entre outros conhecimentos e saberes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, para a educação patrimonial e para a preservação dos bens históricos.

O objetivo é transformar vidas, criando oportunidades de geração de emprego e renda para as pessoas de todas as idades.

No município, a Faop já participa de projetos desde 2021, quando apoiou exposição e Concurso Regional de Presépios promovidos no local.

A partir de 2022, iniciou junto à prefeitura o programa Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte (Pipa), cursos de pintura, desenho, mostras de filmes e também um mapeamento cultural e artístico dos agentes culturais de Guaxupé.

Entre 2022 e 2023, 31 estudantes participaram da primeira edição do Programa Pipa Jovem, que ofereceu atividades de formação e qualificação profissional no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio.

Adolescentes de 15 e 16 anos, que integram o Programa Juventude Positiva (PJP), também tiveram aulas de desenho e pintura; e de auxiliar de conservação de bens culturais.

Leia Também:  Homem é autuado em flagrante por feminicídio ocorrido em Guaxupé

A segunda edição dos cursos começará na segunda-feira (30/10).

A inauguração da Faop-Guaxupé integra ações comemorativas pelos 55 anos da Faop, instituição com trajetória dedicada à cultura, à arte e à preservação do patrimônio.

Além da unidade de Guaxupé, outras unidades estão em fase de implantação: Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH; Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto; e Belo Horizonte.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Reparação Brumadinho: Em dois anos de operação, Programa de Transferência de Renda movimenta economia e proporciona dignidade a mais de 130 mil pessoas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Especialistas alertam para os riscos dos cigarros eletrônicos

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA