Minas Gerais
Concurso da Educação terá segundo dia de provas neste domingo (29/10)
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), dá sequência ao concurso 2023 neste domingo (29/10), quando serão aplicadas as provas para candidatos aos cargos de Analista Educacional (ANE), Analista da Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).
O início da aplicação será às 14h com término às 18h. Os locais das provas podem ser conferidos neste link.
Os inscritos devem ficar atentos ao edital. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, observando o horário oficial de Brasília/DF. Em nenhuma hipótese, os candidatos poderão acessar os locais após o fechamento dos portões.
A aplicação terá duração de 4 horas e é necessário observar quais objetos serão permitidos durante a realização da prova. Todos os detalhes estão no edital Seplag/SEE Nº 03/2023.
O Gabarito Preliminar da Prova Objetiva será publicado no dia 31/10, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mais de 330 mil candidatos se inscreveram neste concurso, que oferece quase 20 mil vagas.
Ao todo, o concurso da SEE/MG terá 465 locais de provas, distribuídos em 45 municípios mineiros – cidades-sede de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Belo Horizonte (SREs Metropolitanas A, B e C).
É importante ressaltar que os inscritos não receberão por e-mail o cartão de confirmação de inscrição, nem os detalhes sobre o local de realização das provas. Essas informações somente serão acessadas por meio da página de acompanhamento da inscrição.
O que é permitido no dia da prova
A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente.
Borracha e lápis também serão permitidos.
O candidato deve levar, ainda, um documento de identidade original e o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
É vedado aos candidatos o uso do celular, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.
Será eliminado do concurso quem for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pendrive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro.
Também relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc. e, ainda, lapiseira (grafite) e/ou corretor líquido.
Como todas as observações e vedações não estão listadas neste texto, a SEE/MG sugere a leitura completa do edital.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásJF substituirá fogos por luzes



