Pesquisar
Close this search box.

Política

Propostas que aperfeiçoam políticas para mulheres estão prontas para o Plenário

Publicados

em

Imagem

Estão prontos para serem analisados pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno, dois projetos de lei que tratam de políticas públicas que beneficiam as mulheres. Ambos receberam pareceres favoráveis da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em reunião realizada nesta terça-feira (31/10/23).

Botão

O Projeto de Lei (PL) 49/23, de autoria do deputado Charles Santos (Republicanos), tem o objetivo de facilitar o ingresso de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho. Para isso, acrescenta inciso ao artigo 4º da Lei 22.256, de 2016, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no Estado.

O projeto original acrescenta como uma das ações que poderão ser adotadas na implementação da política de atendimento à mulher vítima de violência doméstica o incremento de mecanismos destinados a fomentar a oferta de vagas de emprego a esse público por empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Estado.

A relatora na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi a sua presidenta, deputada Ana Paula Siqueira (Rede). Ela recomendou a aprovação do PL 49/23 na forma de um novo texto, o substitutivo nº 2, que ela apresentou.

Leia Também:  Servidores com doenças incapacitantes podem ser isentos de contribuição previdenciária

Esse novo texto mantém a proposta de estimular a oferta de vagas para mulheres vítimas de violência por empresas prestadoras de serviço contratadas pelo Estado, conforme prevê o projeto original. No entanto, acrescenta que esse estímulo seja promovido inclusive por meio da contratação de mulheres cadastradas no banco de empregos previsto no inciso VII do mesmo artigo.

O inciso VII propõe a criação de banco de empregos para mulheres vítimas de violência, com a participação de entidades e órgãos públicos estaduais, federais e municipais e o estabelecimento de parcerias com o setor privado, observadas a vocação profissional da beneficiária e a busca de padrões remuneratórios compatíveis com os praticados no mercado de trabalho.

Projeto estimula cuidados com saúde da mulher

Já o PL 884/23, da deputada Lud Falcão (Pode), originalmente estabelece a Campanha Check-up Feminino, para orientação e prevenção de doenças. A relatora na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher também foi a deputada Ana Paula Siqueira. Ela recomendou a aprovação na forma do texto elaborado pela Comissão de Saúde, o substitutivo nº 2.

Leia Também:  Deputados comemoram vitória de Lula e criticam bloqueios

Esse novo texto modifica o projeto de forma a acrescentar incisos ao artigo 2º da Lei 24.333, de 2023, que dispõe sobre a Caderneta de Saúde da Mulher.

De acordo com o substitutivo, três incisos serão acrescentados como objetivos da Caderneta de Saúde da Mulher, sendo eles a difusão de informações sobre as doenças mais prevalentes entre as mulheres e suas formas de prevenção; a orientação das mulheres sobre a existência de ações de planejamento familiar no SUS; e a divulgação dos serviços de atenção voltados às pessoas em situação de violência sexual no âmbito do SUS.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão cobra cumprimento da legislação sobre remuneração na educação básica

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA