Minas Gerais

Livro lançado em Minas traz abordagem inédita sobre fisioterapia neonatal

Publicados

em

Coordenadora da equipe de Fisioterapia do CTI Pediátrico e Neonatal e da Enfermaria Pediátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Simone Nascimento Santos Ribeiro é autora do livro “Fisioterapia Neonatal – Evidências e Boas práticas”.

Ipsemg / Divulgação

O livro é baseado em práticas de cuidados aos recém-nascidos de risco, em uma perspectiva contemporânea. “Todo capítulo tem, ao final, um caso clínico e o quadro de classificação de funcionalidade, avaliação usada na fisioterapia. Isso auxilia para um bom embasamento aos fisioterapeutas, estudantes, pessoas que estão na prática clínica e também pesquisadores” relatou Simone Ribeiro.

A especialista contou que a inspiração para o livro partiu de três amigos que se uniram junto a vários colaboradores do Brasil e também do Chile para escrever a obra. “Temos muito orgulho do trabalho alinhado ao que há de mais atual sobre o assunto e a funcionalidade dentro da fisioterapia” pontuou a autora.

Carreira

Com mais de 20 anos de carreira, a doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Simone Ribeiro, trabalha há cinco anos no Ipsemg.

Leia Também:  Agência Nacional confirma capacidade da Copasa para universalização dos serviços até o fim de 2033

Também fisioterapeuta do Ipsemg, Thalita Vilaboim Santos contribuiu para o livro no capítulo: Desmame da Ventilação Pulmonar Mecânica Invasiva.

Após o convite da Simone de escreverem juntas o capítulo, Thalita relata satisfação “Fazer parte do livro que aborda a fisioterapia em neonatologia no Brasil é uma alegria e de grande importância na minha carreira profissional” destacou.

Atendimento pediátrico e neonatal

O Ipsemg disponibiliza atendimento pediátrico completo à saúde da criança no HGIP desde a assistência materno-infantil até a adolescência, em todas as especialidades médicas.

Para isso, possui um alojamento conjunto, espaço que é destinado ao recém-nascido, que logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe até o momento da alta hospitalar.

E, também, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCIN), Enfermarias de Internação e Serviço Médico de Urgência Pediátrica (SMU).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo de Minas antecipa quitação dos débitos de ICMS e Fundeb com os municípios

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Secretário de Saúde detalha panorama da febre oropouche em Minas Gerais

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA