Geral
Caratinga ouve vítimas das barragens

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Caratinga ouve vítimas das barragens
Moradores dos distritos de Cordeiro de Minas, Ilha do Rio Doce e Porto Seguro, estiveram na Câmara na semana que passou para uma audiência pública sobre os prejuízos sofridos com o rompimento das barragens em 2015. A reunião aconteceu a pedido da vereadora Giuliane Quintino e foi presidida pelo legislador José Cordeiro. A audiência contou com as presenças do promotor substituto da 5ª promotoria de justiça, Denis William Rodrigues Ribeiro, do vereador Johny Claudy, da advogada Aleksandra Samora, representando a comunidade, além de associações. Prefeitura e Renova não enviaram representantes. (Diário de Caratinga)
Cimams e MP na defesa do consumidor
Foi inaugurada em Montes Claros a 16ª unidade descentralizada do Procon Regional do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Com a instalação desta unidade pelo Cimams e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais ficam faltando apenas três, de um total de 19, que deverão acontecer ainda neste ano. O Procon Regional do Cimams, com sede em Montes Claros, é composto pelos municípios de Patis, Glaucilândia, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Mirabela, Francisco Sá e Capitão Enéas. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/cimams-e-mp-avancam-na-defesa-do-consumidor/
Sete Lagoas sedia Jogos Jurídicos
Sete Lagoas volta a receber uma competição universitária: os Jogos Jurídicos 2023, que começou na quinta e prosseguem até domingo, dia 5. O evento, de natureza esportiva universitária, promove o esporte e integração entre estudantes do curso de Direito de várias agremiações de todo o estado de Minas Gerais. São diversas modalidades, tanto coletivas como individuais, em campos e ginásios da cidade, além de shows, realizados no Unifemm, mais uma vez contando com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer e do Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e Região. (Diário Sete Lagoas)
Situação de urgência na UPA de Araguari
A Secretaria de Saúde publicou no Correio Oficial, através de decreto, declarou situação de urgência, excepcionalidade e de anormalidade emergencial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Araguari, dando outras providências. Segundo o decreto, o Chamamento Público que tratava de contratação de empresa para realizar a gestão da UPA Araguari foi suspenso por ordem judicial. O atual contrato ainda poderá ser prorrogado por mais 45 dias para que seja instaurado prazo de transição da gestão atual para uma nova. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Caeté anuncia o Piso da Enfermagem
O prefeito Lucas Coelho foi à Santa Casa e anunciou, na noite de terça-feira, 31, o pagamento do piso salarial da enfermagem aos servidores da Prefeitura Municipal de Caeté e também do hospital. O prefeito lembrou os esforços feitos para que a Santa Casa esteja com uma boa saúde financeira, o prefeito agradeceu a toda a equipe, que demonstrou muita dedicação para reerguer a instituição desde a requisição administrativa em 2018, e então falou sobre a nova conquista. São mais de 120 profissionais beneficiados em Caeté com a readequação do piso salarial da enfermagem, entre funcionários da Prefeitura e da Santa Casa. (Opinião Caeté – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/prefeito-anuncia-pagamento-do-piso-da-enfermagem/
Congonhas oferece auxílio funeral
Em meio à dor da perda, famílias de baixa renda em Congonhas têm acesso ao Auxílio Funeral Municipal, proporcionando um suporte necessário durante o processo de despedida. Este benefício, estabelecido por legislações específicas, cobre diversos aspectos do funeral, aliviando o peso financeiro enfrentado durante esse período. A solicitação para receber o auxílio deve ser realizada na funerária logo após a necessidade dos serviços, e os documentos precisam ser apresentados no protocolo da Prefeitura dentro de 30 dias após o falecimento. (Jornal Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Carmo de Minas investe na merenda
A Prefeitura Municipal de Carmo de Minas divulgou os avanços nos investimentos ligados diretamente ao bem-estar dos alunos e servidores da rede municipal, através da merenda escolar. Para tal, foram adquiridos novos utensílios e kits completos para auxiliar na preparação de uma alimentação de qualidade para as crianças e jovens do município. Além disso, houve o investimento em armários, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as colaboradoras de toda rede municipal de ensino. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL22 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia