Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão debate reparação de danos provocados por mineradoras

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Administração Pública recebe atingidos por barragens e representantes do Ministério Público de Minas Gerais para discutir os modelos de acordos do MP para reparar danos provocados por mineradoras em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e no distrito de Gesteira, em Barra Longa (Zona da Mata).

A reunião será nesta quinta-feira (9/11/23), às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O tema já foi tratado na ALMG pelo menos duas vezes. Em maio deste ano, durante audiência da mesma comissão, atingidos relataram que o Ministério Público Federal teria aprovado, sem a participação da comunidade, acordo sobre valores para reconstrução de casas de reassentamento feitas pela Fundação Renova após o rompimento da barragem de Fundão.

Lista

Essas casas teriam sido impactadas pelo tráfego de caminhões em Barra Longa e estariam com problemas estruturais. Moradores questionaram os valores aprovados e, ainda, o número de casas beneficiadas pelo acordo, que seria menor que o real.

Leia Também:  CUT-MG é homenageada por seus 40 anos

Ainda no encontro, o titular da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MP de Minas Gerais, Paulo César Vicente de Lima, se comprometeu a avaliar o tema. Ele é um dos convidados da nova reunião.

Já em junho, a Comissão de Administração Pública visitou o local e constatou os danos. Em Gesteira, estiveram na “parte baixa”, atingida diretamente pela lama da barragem, e na “parte alta”, onde a lama não chegou, mas houve impactos posteriores pelo fluxo de caminhões e máquinas da Renova.

Moradores contestaram o número de 22 famílias de Gesteira que teriam sido afetadas, conforme informações da Renova. Segundo eles, esse número chega a 70.

Além de membros do Ministério Público, já confirmaram presença na audiência representantes dos atingidos por barragens de Barra Longa, Itatiaiuçu, Nova Lima (RMBH) e Mariana (Central), além de outras autoridades.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Assembleia aprova revisão de vencimentos de servidores públicos

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA