Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG celebra formatura de 459 policiais e servidores administrativos

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A manhã desta quarta-feira (8/11) foi marcada pela solenidade de formatura dos 459 novos policiais e servidores administrativos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Ao todo, 447 formandos das carreias de delegado, investigador, escrivão, médico-legista e perito criminal concluíram o Curso de Formação Técnico-Profissional, e 12 analistas e técnicos assistentes, o Curso de Preparação para o Exercício da Função Administrativa. A cerimônia foi realizada no Chevals, em Belo Horizonte.

Os cursos, ministrados pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), tiveram como base o programa curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao longo dos estudos, os formandos foram apresentados à construção de conhecimentos pertinentes ao campo de atuação técnica e humana na área da segurança pública.

Cerimônia

Em discurso, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou a importante missão dos novos policiais e servidores administrativos com o povo mineiro e reforçou a necessidade de inserção em ciclos de capacitação e educação continuada, visando à prestação de um serviço cada vez mais qualificado. “A sociedade mineira os tem e os continuará tendo como motivo de orgulho e exemplo de coragem, honra e dignidade, em face de tal compromisso assumido”, disse Gamboge aos 459 novos servidores.

Em nome dos formandos, o escrivão Tiago Henrique de Araújo Rodrigues proferiu o juramento e, em seguida, a diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata, declarou-os aptos para o exercício das funções policiais e administrativas. “Com coragem, determinação e ética profissional, vocês [policiais e servidores administrativos] desempenharão tarefas e enfrentarão desafios que muitas vezes não serão compreendidos por alguns. Mesmo assim, não posso deixar de reforçar que devemos continuamente proteger nossos cidadãos com dedicação e integridade”, ressaltou Yukari.

Leia Também:  Larissa Manoela celebra dia do oceano com cliques ao lado do noivo: ‘precisamos’

Ainda durante a cerimônia, foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho (paraninfo das turmas); a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Jaqueline Sifuente (patronesse das turmas); a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis; a chefe adjunta da PCMG, delegada-geral Rita de Cássia Januzzi; a diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata; o diretor adjunto da Acadepol, delegado-geral Marcelo Carvalho Ferreira; e o coordenador administrativo da Acadepol, delegado-geral Horivelton Cabral Ribeiro.

Medalha Gilberto Porto

A Medalha Gilberto Porto, instituída pelo Decreto 11.579/69, tem como objetivo premiar os alunos que mais se destacaram ao término de seus respectivos cursos.

Receberam a comenda os delegados Paulo César Sousa Oliveira (grau bronze), Bruno Lopes Testa (grau prata) e Lucas Terrão Maddalena Pepe (grau ouro); os investigadores Antônio José Gomes Júnior (grau bronze), Ana Karolina Freitas Vieira (grau prata) e Felipe Soares dos Santos (grau ouro); os escrivães Dâmaris Priscila Fagundes Dornela (grau bronze), Henrique Faria Dias Batista (grau prata) e Nayara Caroline Roque (grau ouro); os médicos-legistas Gustavo Antônio Mendes (grau bronze), Ellen Cristina Alves Leal (grau prata) e Caio Cabral de Araújo Martins (grau ouro); e os peritos criminais Flávio Augusto Machado (grau bronze), Lucas Ribeiro Gomes da Silva (grau prata) e Fabiana Pereira Lasmar (grau ouro).

Leia Também:  PCMG participa de operação Escudo Triplo com mais de 300 prisões

Entre os servidores administrativos, foram homenageados os analistas Tifane Júlia Franco de Castro (grau bronze), Michelle Maria Oliveira (grau prata) e Luma de Morais Amorim (grau ouro); e os técnicos assistentes Paulo Henrique de Assis (grau bronze), Bruna Queila Coelho Bezerra Souza (grau prata) e Andressa de Oliveira Fardine (grau ouro).

Presenças

Participaram da solenidade a corregedora geral de Polícia Civil, delegada-geral Elizabeth de Freitas Assis Rocha; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Júlio Wilke; o chefe de Gabinete da Polícia Civil, delegado-geral Frederico Raso Lopes Abelha; o superintendente de Informações e Inteligência Policial, delegado-geral Antônio Junio Dutra Prado; o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, delegado-geral Hugo e Silva; o delegado Assistente da Chefia da Polícia, delegado-geral Aloísio Daniel Fagundes; o superintendente de Polícia Técnico-Científica, médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos; a inspetora-geral de Escrivães de Polícia, escrivã de polícia Luciene Cardoso Murta Vilela; o inspetor-geral de Investigadores de Polícia, investigador de polícia Cláudio Rosa David; dentre outras autoridades.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Operação de combate ao tráfico tem dois presos em Conselheiro Lafaiete

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA