Minas Gerais
Bombeiros de Minas alertam para riscos de quedas de árvores

Com o início do período chuvoso, pode haver um aumento significativo do número de ocorrências envolvendo quedas de árvores. Isso se deve principalmente à precipitaçõa e ventos fortes, fatores que elevam o risco. Somente em outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu mais de 5 mil chamados dessa natureza.
Na primeira semana de novembro, foram registrados em todo o estado de Minas Gerais, mais de mil ocorrências envolvendo árvores, causando interdição de vias, destruição de patrimônio e lesões a pessoas, como aconteceu na região Centro-Sul de Belo Horizonte, em 3/11.
Na ocasião, duas árvores de grande porte caíram, atingindo um motociclista e uma mulher. Nesse evento, as árvores foram arrancadas pela raiz devido aos fortes ventos durante a chuva.
Diante desse número de chamados e visando um melhor atendimento à população, o CBMMG realiza, diariamente, vistorias em diversas espécimes que possuem potencial risco de queda.
Durante as vistorias, os bombeiros utilizam um aplicativo denominado V-árvore, que serve para aferir objetivamente o grau de risco que determinada árvore possa oferecer, a partir da identificação de falhas estruturais como degradação da madeira, rachaduras, exposição da raiz e orifícios no tronco.
Além disso, o aplicativo tem o recurso de registro fotográfico que funciona como banco de dados para futuras vistorias e intervenções na árvore.
O Corpo de Bombeiros realiza o corte ou supressão de árvores quando houver risco iminente a pessoas, animais ou ao patrimônio, ou quando já estiverem prejudicando a mobilidade urbana.
Dicas para se proteger de quedas de árvores
• Providencie a poda ou corte de árvores com risco de queda
• Não se abrigue da chuva debaixo de árvores
• Não estacione o carro próximo a árvores
• Fique atento aos sinais de perigo, como árvores muito inclinadas e com galhos quebrados
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL1 dia atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vapor Benjamim Guimarães recebe Festival
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Lei estadual traz otimismo e cautela para produtores de cachaça mineira
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Decisão pode mudar Câmara de Caratinga