Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Bombeiros de Minas alertam para riscos de quedas de árvores

Published

on

Com o início do período chuvoso, pode haver um aumento significativo do número de ocorrências envolvendo quedas de árvores. Isso se deve principalmente à precipitaçõa e ventos fortes, fatores que elevam o risco. Somente em outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu mais de 5 mil chamados dessa natureza.

Na primeira semana de novembro, foram registrados em todo o estado de Minas Gerais, mais de mil ocorrências envolvendo árvores, causando interdição de vias, destruição de patrimônio e lesões a pessoas, como aconteceu na região Centro-Sul de Belo Horizonte, em 3/11.

Na ocasião, duas árvores de grande porte caíram, atingindo um motociclista e uma mulher. Nesse evento, as árvores foram arrancadas pela raiz devido aos fortes ventos durante a chuva.

Diante desse número de chamados e visando um melhor atendimento à população, o CBMMG realiza, diariamente, vistorias em diversas espécimes que possuem potencial risco de queda.

Durante as vistorias, os bombeiros utilizam um aplicativo denominado V-árvore, que serve para aferir objetivamente o grau de risco que determinada árvore possa oferecer, a partir da identificação de falhas estruturais como degradação da madeira, rachaduras, exposição da raiz e orifícios no tronco.

Leia Também:  Força-tarefa divulga balanço do combate a incêndios florestais

Além disso, o aplicativo tem o recurso de registro fotográfico que funciona como banco de dados para futuras vistorias e intervenções na árvore.

O Corpo de Bombeiros realiza o corte ou supressão de árvores quando houver risco iminente a pessoas, animais ou ao patrimônio, ou quando já estiverem prejudicando a mobilidade urbana.

Dicas para se proteger de quedas de árvores

• Providencie a poda ou corte de árvores com risco de queda

• Não se abrigue da chuva debaixo de árvores

• Não estacione o carro próximo a árvores

• Fique atento aos sinais de perigo, como árvores muito inclinadas e com galhos quebrados

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas paga 13º salário dos servidores estaduais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA