RENASCIMENTO
Convenção Tucana em Belo Horizonte Provocou um Reboliço na Política Mineira
A Convenção Tucana Aconteceu na sexta-feira (10/11) no Royal Golden Savassi em Belo Horizonte e Provocou um Reboliço na Política Mineira
ALEX MOCHILA É O PRIMEIRO ALPINOPOLENSE DA HISTÓRIA A SE TORNAR TITULAR DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSDB
Milhares de psdebistas de diversas regiões de Minas participaram da convenção do partido na sexta-feira (10), em Belo Horizonte. Lideranças históricas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e correligionários festejaram a recondução do deputado federal Paulo Abi-Ackel à presidência do partido por mais dois anos, ao seu lado aparece novas lideranças do interior do Estado.
Os tucanos buscam renovar principalmente as suas bases e com isso o trabalho de novas lideranças está sendo valorizado, com destaque para a advogada, Débora Lovisi, de Juiz de Fora, na zona da mata mineira que assumiu a presidência do PSDB Mulher e do jornalista e ex-presidente da Câmara de Alpinópolis, vereador, Alex Cavalcante Mochila, que se tornou o primeiro alpinopolense a assumir como membro titular do diretório estadual do partido. Aos 42 anos ele acumula experiência como secretário municipal, presidente de conselhos, assessoria parlamentar e no setor financeiro e de comunicação. Além disso Alex Mochila ocupou a vice-presidência do Circuito Turístico Nascentes das Gerais no ano de 2017.
“Para governar é preciso elaborar projetos, conceder programas, implantar política é um processo coletivo. Querer congelar o salário dos servidores públicos é a mais perversa das decisões de um governador. Minas e os mineiros merecem mais uma vez ter o PSDB no comando”. Afirmou Mochila!
Abi-Ackel disse que meta do PSDB é retornar ao comando de Minas em 2026.
“Acredito que a política tem ciclos e o nosso ciclo vai recomeçar no Estado. O partido não pensa apenas na próxima eleição porque está sempre a imaginar um caminho melhor para as pessoas.” destacou Abi-Ackel fazendo referência a um pensamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O ex-governador, atual deputado federal, Aécio Neves, foi ovacionado no seu discurso.
““Em Minas Gerais o PSDB se renova, se fortalece. Porque também, em Minas, o que mais se sente é a ausência de políticas públicas, ausência de um projeto efetivo de governo. Existe vida inteligente fora da polarização. O PSDB terá candidatura própria ao governo do Estado, em 2026, para ganhar e resgatar a boa gestão no Estado e a influência de Minas que se perdeu nos últimos anos”, declarou o ex-governador.
Estiveram presente no evento o presidente do Cidadania no Estado, deputado estadual João Vitor Xavier, um dos mais respeitados parlamentares mineiros. Além dele, os ex-deputados estaduais João Leite, Dalmo Ribeiro e Rômulo Viegas, todos tucanos e atual deputado federal, Pinheirinho do PP.
Eduardo Azeredo, que assume a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), e Amilcar Martins, também marcaram presença.
O sucesso da convenção tucana provocou um reboliço na política mineira, organizada, principalmente pelo secretário geral, Luigi D`Angelo, foi destaque das principais manchetes do final de semana. Esse é o primeiro sinal que a hegemonia tucana ressurge na política do Estado, dessa vez, com muita força e organização.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.