Minas Gerais
Reforma vai ampliar atuação de vinícola da Epamig, no Sul de Minas
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza obras para a modernização das instalações da vinícola, localizada no Campo Experimental de Caldas (Sul de Minas).
As intervenções, no valor aproximado de R$ 500 mil, em recursos próprios, vão permitir a atualização da estrutura, proporcionando maior segurança e mais comodidade aos colaboradores.
“As melhorias incluem construção de novos banheiros e vestiários para a equipe, instalação de corrimão, construção de escada, elevador para o transporte de equipamentos, além do revestimento e da ampliação da cave para o armazenamento da produção”, destaca o enólogo Lucas Amaral.
Tradição e novos terroirs
A Estação Experimental de Viticultura e Enologia de Caldas foi inaugurada em 1936, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, um dos três primeiros centros de pesquisa especializado em uva e vinho no Brasil e a primeira vinícola experimental da região Sudeste.
Cedida para a Epamig na década de 1970, atendia demandas de viticultores da região para a produção de vinhos de mesa e suco de uva. No começo dos anos 2000, assumiu também pesquisas para a produção de vinhos finos, por meio da metodologia de dupla poda da videira.
Além dos trabalhos voltados para a valorização da produção de vinhos de mesa e capacitação dos pequenos produtores de municípios da região, a unidade difunde tecnologias para produção de vinhos finos e espumantes em diferentes partes do Brasil.
Também oferece apoio a novos produtores e serviços como elaboração e preparação de vinhos para a chegada ao mercado.
As pesquisas englobam identificação e introdução de novas cultivares, testagem de porta-enxertos, manejo, controle de pragas e combate à podridão, uso de madeiras brasileiras para o envelhecimento de vinhos, vitivinicultura de precisão e enoturismo, entre outros.
Alcance
Atualmente, são 26 vinícolas atendidas (com processamento da produção realizado na Epamig), sendo 16 de Minas Gerais, nove de São Paulo e uma do estado do Rio de Janeiro.
“Recebemos produtores que já têm experiências em atividades agrícolas e também aqueles que estão começando a atuar na vitivinicultura”, comenta Lucas Amaral.
A expansão da tecnologia da dupla poda da videira tem feito surgir novas regiões produtoras no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.
“Antes da dupla poda era impossível imaginar a produção de vinhos de alta qualidade, por exemplo, em municípios como Uberaba, Araxá (MG) e Petrópolis (RJ)”, reflete Amaral.
Ainda segundo ele, a Epamig vem testando esses novos terroirs e com excelentes resultados.
“Exemplo recente é o vinho Quinta do Carcará, produzido em Capitólio (MG), que já na primeira safra foi classificado entre os cinco finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal Vinhos e Espumantes e vai para a avaliação pelo júri popular, no 18/11, e à disputa por medalha no encerramento do Concurso no mês dezembro”, acrescenta o enólogo
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial