Pesquisar
Close this search box.

Política

Participantes de audiência pedem mais acesso a recursos para o esporte

Publicados

em

Imagem

Em audiência pública em Montes Claros (Norte de Minas), na manhã desta sexta-feira (17/11/23), representantes de entidades esportivas e atletas reivindicaram maior acesso a políticas voltadas para o esporte no Estado. Eles criticaram a centralização dos recursos na Capital e nas entidades de maior porte, mas manifestaram otimismo com as mudanças no ICMS esportivo para o ano que vem, que deverão ampliar o financiamento do setor.

A reunião desta sexta foi realizada pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Oscar Teixeira (PP), com o objetivo de discutir questões relacionadas às políticas esportivas no Norte do Estado.

Botão

O parlamentar também defendeu a descentralização dos recursos do setor e criticou a concentração nas entidades de grande porte. “Isso pode ser mais fácil para a burocracia, mas penaliza as entidades menores e a questão regional do Estado inteiro. O nosso Norte, por exemplo, precisa ser contemplado, e isso ficou claro nesta reunião”, declarou Oscar Teixeira, que preside a Comissão de Esporte da ALMG.

Mudança no ICMS pode multiplicar recursos em 2024

As esperanças por maior financiamento, sobretudo nos municípios, decorrem da entrada em vigor, em setembro, da Lei 24.431, de 2023, aprovada pela ALMG e que altera, por sua vez, a Lei 18.030, de 2009, a qual dispõe sobre a distribuição da parcela da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pertencente aos municípios, conforme diferentes critérios.

Leia Também:  Descentra Cultura recebe aval da Comissão de Constituição e Justiça

No caso do esporte, a expectativa é de que a mudança no ICMS represente um montante de R$ 70 milhões de repasses para os municípios em 2024, cinco vezes o que foi transferido em 2023.

O subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Antônio Eduardo Viana Miranda, disse, na audiência desta sexta-feira, que a ampliação do financiamento pelo ICMS Esportivo vai fomentar a prática de esportes nos municípios, além de incentivar a gestão participativa do setor. Isso vai ocorrer, segundo ele, porque, para ter direito aos repasses, os municípios devem cumprir determinadas exigências, inclusive a manutenção de conselhos municipais de esportes.

Acesso à informação

Além de reivindicar ampliação dos recursos, representantes de entidades esportivas também demandaram informações sobre como acessar as políticas do setor. “Nós percebemos que tem muito recurso, mas lá na ponta essa informação não chega, essa qualificação de como se preparar para inscrever um projeto não chega até essas pessoas”, relatou o presidente fundador da Associação dos Deficiêntes de Montes Claros, Valcir Soares Silva.

Leia Também:  Reformas de unidades prisionais e investimento em recursos humanos reforçam segurança pública de Minas

O subsecretário de Esportes destacou a publicação de uma cartilha de serviços pelo Governo do Estado, para orientar os municípios. “Nessa cartilha, a gente traz o passo a passo, de uma maneira bem básica, de como acessar cada uma das políticas e quem pode acessar essas políticas”, afirmou Antônio Eduardo.

Impacto positivo na saúde

A 1ª vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT), destacou, na audiência, o impacto positivo da prática esportiva na saúde. Ela também defendeu a ampliação do orçamento para o setor, sobretudo por meio de políticas dirigidas à parcela mais pobre da população.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Audiência sobre conflito fundiário é cancelada

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA