Fio do Bigode
Prefeito Censura Emidinho Madeira Sobre Repasse de Emendas
O deputado federal Emidinho Madeira (PL) apareceu nas redes sociais na última quinta-feira (16/11) cobrando um repasse de emenda parlamentar para as entidades de Carmo do Rio Claro. De acordo com o prefeito da cidade, Felipe Cariello (PSD) o parlamentar se equivocou na informação.
Embora a emenda tenha sido paga como afirmou Emidinho, para realizar a transferência de fundos é necessário toda uma burocracia legal e qualquer gabinete parlamantar tem conhecimento dessas questões. Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito ela convidou o deputado para visitar o seu gabinete e disse “Não precisa gravar vídeos no trevo da cidade, pode entrar, a prefeitura estã de portas abertas.”
Carielo afirmou que a prefeitura já repassou mais de 9 milhões de reais para as entidades carmelitanas nesses 3 anos de gestão e que as emendas parlamantares são bem vindas, mas que não representam a manutenção institucional dos orgãos. O repasse específico cobrado pelo deputado ainda depende do plano de trabalho, que não foi apresentado na prefeitura, confirmou o prefeito.
Ele ainda questionou o deputado sobre um vídeo gravado há um tempo atrás anunciando a conquista de uma Patroladora para o munícipio, mas que essa máquina nunca chegou em Carmo do Rio Claro!
As emendas parlamantares são divididas em quatro tipos e feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e da relatoria. As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado. As de bancada são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais. Embora é uma das ferramentas mais utilizadas por políticos para angariar votos, elas representam uma porcentagem insignificante da manutenção da coisa pública.
R$ 100.000,00 reais, por exemplo, para uma entidade por um mandato de 4 anos, é mesmo que algo em torno de R$2.000,00 reais por mês, suficiente para pagar um funcionário ou comprar um equipamento.
Vejo o vídeo!
G MAIS ESPORTES
Mochila Nas Costas e PL no Peito: Alex Cavalcante se filia ao maior partido do Brasil com avalistas de respeito.
No dia 5 de novembro, data simbólica, que marca a vitória de Donald Trump nas eleições americanas, Alex Cavalcante Gonçalves, o popular Mochila, ex-presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis, formalizou sua filiação ao Partido Liberal (PL) em Belo Horizonte. O ato contou com a chancela de um dos quadros mais influentes da política mineira e nacional, com 10 mandatos de deputado e presidente de honra do PL em Minas, José Santana de Vasconscelos Moreira, homem de confiança do eterno melhor presidente da república, Juscelino kubitschek, a filiação orquestrada pelo deputado federal Maurício do Vôlei evidencia a importância política desse movimento de Direita em Minas.
Atualmente, Alex exerce a função de secretário parlamentar no gabinete do campeão olímpico e deputado federal e sua filiação ao PL reforça sua posição política em uma trajetória marcada por pautas conservadoras e liberais quando esteve a frente de seu mandato. Definido como um político de centro-direita, Mochila defende a liberdade econômica e os valores tradicionais, alinhando-se ao ideário do partido.
Alex Mochila tem se destacado por sua forte atuação em defesa das crianças e por sua expertise em áreas como esporte, turismo, comunicação e agropecuária. Sua liderança é reconhecida na região sul e sudoeste de Minas Gerais, onde ele atua diretamente, abrangendo 50 municípios. Essa atuação regional amplia seu impacto político e social, fortalecendo sua posição como um forte líder da política regional.
Além de sua atuação política, Alex acumula vasta experiência no setor privado. Ele trabalhou em cooperativas, como a Cooxupé, a maior cooperativa de exportação de café do mundo, e acumula experiência em instituições financeiras, como Banco do Brasil e Sicoob. Na comunicação foi repórter de programas da TV Alterosa e da Band Minas, locutor da Rádio Transamérica, o maior grupo de rádios do Brasil e atuou como freelancer em diversos veículos de comunicação. Essa trajetória na comunicação o ajudou a desenvolver uma visão ampla sobre as necessidades da população e os desafios do desenvolvimento econômico.
Na vida pública, Alex já ocupou cargos de destaque, como Delegado Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Secretário Municipal de Esporte e Turismo, Vice-presidente do Circuito Turístico Nascentes das Gerais (26 cidades), Chefe de Agricultura e Presidente do Conselho Municipal de Segurança. Sua experiência nesses setores reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional.
Com sua filiação ao PL, Alex Cavalcante Gonçalves consolida sua liderança política em uma região crucial para a Direita em Minas Gerais, sendo uma voz ativa em defesa das pautas conservadoras, do desenvolvimento econômico e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para o esporte e o turismo e principalmente pela liberdade. Sua trajetória somada a aprovação do brilhante deputado federal, Maurício do Volêi e do Presindente José Santana, reforça o compromisso do Partido Liberal em atrair lideranças com forte impacto local e princípios alinhados às suas diretrizes.