Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado debate políticas públicas de inclusão produtiva em seminário inédito

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, promove, nesta terça e quarta-feira (21 e 22/11), o primeiro Seminário da Rede Estadual Sine de Minas Gerais, no Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte.

O seminário é destinado a secretários municipais de cidades que possuem unidades de atendimento do Sine, responsáveis pela pauta do trabalho, além de coordenadores e atendentes das unidades.

O objetivo da iniciativa é debater políticas públicas de inclusão produtiva, trabalho, emprego e geração de renda, junto aos gestores locais.

Perspectivas positivas

Secretária de Estado adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana Pimentel traçou boas perspectivas para o setor na abertura do encontro.

“Estou muito feliz em poder abrir o primeiro Seminário da Rede Estadual Sine em Minas. Um evento que contribuirá muito para pautas relacionadas à geração de trabalho e inclusão produtiva do estado”, disse.

A gestora destacou a busca do Estado por melhores formas e ferramentas para levar autonomia para às pessoas em situação de vulnerabilidade em Minas, em especial aqueles ou aquelas que nunca tiveram o emprego formal em sua realidade de vida.

Leia Também:  Novos instrumentos jurídicos vão simplificar estruturação de projetos pelo Estado

“Desde 2019, o Governo de Minas está buscando atração de investimentos para o estado e, consequentemente, criação de novos postos de trabalho. Pela secretaria, temos a missão de capacitar muitas pessoas em 2024 para que consigam ingressar no mercado de trabalho, buscando sempre o desenvolvimento de Minas Gerais”.

Diretrizes

Arthur Campos, subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, ressalta a importância da iniciativa.

“Esse é um momento muito especial, quando reunimos todos os gestores do Sine em Minas Gerais. Trataremos sobre as diretrizes do trabalho, do emprego, da inclusão produtiva”, adiantou.

Campos ressaltou a troca de experiências como um dos pontos fortes do encontro.

“Experiências de sucesso em uma cidade podem ser levadas para outras. Então, é o momento de capacitar pessoas para que elas atendam melhor o trabalhador lá na ponta. Queremos atender bem o trabalhador, fazer com que ele se sinta em casa quando for ao Sine procurar o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho”.

Ele lembrou ainda que o Sine funciona como a porta de entrada do trabalhador e destacou a importância de o Estado intermediar essa mão de obra.

Leia Também:  ALMG debate concessão de vantagens e adicionais a servidores

“É preciso reforçar a parceria entre as empresas e o Sine, colocando pessoas, sobretudo em vulnerabilidade, nas vagas de emprego que a gente tem em Minas Gerais”.

Avanços

Presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Alvimar Silveira de Paiva ressalta a importância da capacitação para o avanço da área.

“Este evento é muito importante para o Brasil, principalmente para Minas Gerais. Temos que qualificar os trabalhadores, gerar emprego e renda. Por isso, a importância do Sine e da necessidade de se qualificar também todos os funcionários do Sine, de manter todas as parcerias para que possamos encaminhar e fomentar o trabalho em emprego e renda em nosso estado”.

Representante do Sine Pedro Leopoldo, Josiane Machado conta suas expectativas como participante. “É um grande prazer participar com todos aqui. Cheguei há pouco no sistema Sine e o seminário vai me ajudar a sanar dúvidas, aprender com a troca de experiências, motivar a minha equipe. Tenho a certeza de que sairemos daqui mais preparados ainda”.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Educação promove capacitação voltada ao atendimento escolar e matrículas

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA