Minas Gerais
Conferência Nacional da Advocacia Brasileira reúne 20 mil advogados e juristas em BH
Na manhã desta segunda-feira (27/11), o vice-governador Professor Mateus participou da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, no Expominas, em Belo Horizonte.
Considerado o maior encontro jurídico do país, o evento é organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e traz como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”.
“Como advogado, eu fico muito feliz de ver a situação da advocacia nesse momento no Brasil, recuperando o protagonismo nas grandes discussões nacionais. Um evento desse tamanho reforça a importância da OAB”, disse o vice-governador.
Esta é a segunda vez que o evento é realizado em Belo Horizonte. A primeira foi em 1990, quando a entidade era presidida pelo professor Jair Leonardo Lopes, avô de Sérgio Leonardo, atual presidente da OAB-MG.
“Minas Gerais receber esse encontro após 33 anos é motivo de muita alegria, principalmente porque ficamos seis anos sem conferência, em virtude da pandemia de covid-19. Então, tenho muito orgulho de recebermos a conferência aqui, na certeza de que a OAB segue novamente no papel de prestígio, de condução dos grandes temas nacionais, com mais de 20 mil advogados reunidos, hoje”, ressaltou Professor Mateus.
Defesa da liberdade
O vice-governador também salientou que Minas Gerais é um estado que está alinhado ao tema da edição.
“Em Minas, a liberdade vem sempre antes de qualquer outro assunto. Então, para nós, discutir liberdade, democracia, o papel da advocacia nessa construção democrática, é muito importante. A liberdade é essencialmente defendida por cada advogado em casa caso, para garantir, em todas as formas de expressão, a construção do que é a democracia brasileira. Minas Gerais é o berço dessa tradição e vamos continuar honrando isso”, pontuou o vice-governador.
Programação
Este ano, a programação é composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.
A expectativa do evento é receber cerca de 20 mil pessoas no Expominas.
O encontro é espaço de debate e reflexão sobre questões que envolvem a advocacia. Os principais temas debatidos são o acompanhamento da evolução do Direito brasileiro e sua relação com o cenário político-social do país.
Além do vice-governador, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, participou da conferência.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.