Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Novembro Azul: profissionais do Ipsemg fazem alerta sobre a diabetes

Publicados

em

O Novembro Azul também é considerado o mês internacional de conscientização sobre a diabetes. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país em incidência da doença no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos.

Dado que acende um sinal de alerta para a urgência nos cuidados com a saúde, como “adotar um estilo de vida saudável, alimentação balanceada, sem excesso de açúcares e gorduras, prática regular de atividade física e cuidado quanto a sobrepeso e obesidade”, explica a médica residente em Endocrinologia, Manuela Resende Costa Castro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Os sintomas da diabetes estão relacionados à fome frequente, sede constante, formigamento nos pés e mãos, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, infecções, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue ou glicemia capilar como glicemia de jejum, hemoglobina glicada ou teste de tolerância oral a glicose. “Esses exames são solicitados para rastreio, de acordo com indicação médica, ou para aqueles com sintomas compatíveis com a doença”, reforçou Manuela.

Leia Também:  Reparação Brumadinho: Governo e instituições de Justiça anunciam repasse R$ 220 milhões para execução de dez projetos na região atingida
Nataliya Vaitkevich​ / Pexels

Quanto àqueles que já possuem a doença, a enfermeira Silvia Simões Tanos, também do instituto, esclarece que os cuidados prescritos devem ser seguidos rigorosamente.

“Isso engloba ter um estilo de vida saudável, acompanhamento médico regular e uso correto das medicações. Esses pacientes também devem ser vigilantes para evitar as principais complicações do diabetes, que são avaliadas nas consultas, mas que cabem ao paciente cuidado diário com os pés e consultas oftalmológicas anuais”, destacou.

Promoção da saúde

O Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), unidade própria do Ipsemg, em Belo Horizonte, realiza de duas a três vezes no ano o grupo on-line para orientações sobre o diabetes.

O encontro, conduzido por uma equipe multidisciplinar, é destinado aos beneficiários do instituto que têm diabetes. Para participar é preciso se inscrever por meio do site do instituto ou contato direto com a equipe administrativa pelo telefone (31) 3247-3350.

Além deste grupo, o paciente diabético conta com uma equipe de enfermagem no CEM que realiza trabalho de educação em saúde, monitoramento e avaliação dos pés, mediante agendamento prévio no (31) 3247-3350. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

Leia Também:  Bahia garante vitória sobre o Red Bull Bragantino e mantém vice-liderança no Brasileirão

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Durante entrevista ao Fantástico, Wanessa Camargo dá sua versão sobre expulsão:

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA